Ir para o conteúdo
Ir para o menu principal
Ir para o menu lateral

Nesta seção são divulgadas informações referentes a dúvidas frequentes da comunidade sobre assuntos relacionados à Universidade de Brasília.

ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS

Encaminhar e-mail com solicitação de agenda para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (3107 246/0247/0248/0249 - informações adicionais).

Encaminhar e-mail com solicitação de agenda para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (3107 0246/0247/0248/0249 - informações adicionais).

Reservas feitas via contato telefônico e registro por e-mail: 3107 0246/0247 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FORMAS DE INGRESSO

São várias opções. A mais antiga é o vestibular, utilizado para ingresso no segundo semestre do ano. Outra forma de admissão é pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), que reserva 50% das vagas dos cursos da UnB aos alunos do ensino médio, tanto no primeiro como no segundo semestre do ano. Além disso, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem, é forma de ingresso no primeiro semestre do ano.
Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (bacharelado/licenciatura), Artes Visuais (bacharelado/licenciatura), Design (bacharelado) e Música (bacharelado/licenciatura) devem realizar um teste teórico e/ou prático chamado Certificação de Habilidade Específica para concorrer a vagas destes cursos nos processos seletivos de ingresso na Universidade. Especificamente no primeiro semestre do ano, estes candidatos, já com a certificação em mãos, devem realizar o Vestibular para Habilidade Específica, visto que estes cursos não estão disponíveis pelo SiSU.
Licenciatura em Educação do Campo, Vestibular Indígena e Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira são outras seleções que também ocorrem regularmente. Clique aqui para conferir detalhes de cada uma delas. Quem já é graduado pode estudar na Universidade como aluno especial para cursar apenas algumas matérias. Saiba mais em Estude na UnB.
Para pessoas de outros países, a UnB oferece formas específicas de acesso: Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), Matrícula Cortesia, Programa de Intercâmbio com Instituições Parceiras e Estudante Visitante Internacional. Estrangeiros também podem concorrer aos processos seletivos regulares para brasileiros.

Sim. As cotas para ingresso na UnB se dividem em:
  • Cotas para negros: para concorrer a esse sistema, o candidato deverá possuir traços fenotípicos que o caracterizem como negro, de cor preta ou parda, conforme normas internas das políticas de ação afirmativa da UnB; e também se autodeclarar negro no ato da inscrição.
  • Cotas para escolas públicas: obedece ao estabelecido na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, alterada pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, no Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, alterado pelo Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017, e na Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012, alterada pela Portaria Normativa nº 9, de 5 de maio de 2017, do MEC.
Para concorrer por meio desse sistema, o candidato deverá ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública (em cursos regulares ou na modalidade de educação de jovens e adultos) ou ter obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. O candidato pode concorrer por meio de dois subsistemas:
  • Renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo per capita: o candidato dentro dessa faixa de renda concorre como preto/pardo/indígena (PPI) ou como não preto/pardo/indígena.
  • Renda superior a 1,5 salário mínimo per capita: o candidato dentro dessa faixa de renda concorre como preto/pardo/indígena (PPI) ou como não preto/pardo/indígena.
Além dessas modalidades, existem também, dentro do sistema de cotas para escolas públicas, as vagas para deficientes pretos/pardos/indígenas ou não pretos/pardos/indígenas, que são baseadas na Lei nº 13.409/2016, no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alterações, e na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

É importante que o candidato leia atentamente o edital da seleção de que vai participar, especialmente os itens a respeito dos sistemas de cotas. Ressalta-se que o edital reúne as informações oficiais do processo seletivo e, portanto, deve ser consultado em primeiro lugar.

Há duas possibilidades para solicitar isenção de taxa de inscrição nas seleções de ingresso. A primeira se refere a candidatos hipossuficientes, ou seja, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que sejam membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6135/2007. A segunda possibilidade está descrita na Lei nº 12.799/2013, a qual isenta o candidato que comprovar ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular. Os requisitos para obter a isenção estão descritos no edital de cada seleção. Recomenda-se que o candidato leia o material atentamente.

Tendo em vista que cada processo de entrada na Universidade de Brasília (UnB) possui características específicas, o candidato deverá ler atentamente o edital de abertura da seleção de que deseja participar a fim de verificar as regras específicas para o pedido de isenção de taxa de inscrição.

Alunos de outras instituições de ensino superior podem ingressar na UnB de duas formas: pela transferência obrigatória e pela facultativa. A obrigatória se destina a servidores federais (civis e militares) e filhos de servidores transferidos de outra cidade para o Distrito Federal ex officio. A UnB aceita o ingresso de aluno de outras IES, de origem congênere com a Universidade, ou do exterior, a qualquer tempo e independentemente de vaga. Clique aqui para mais informações.

A transferência facultativa atende qualquer pessoa que estuda em alguma instituição de ensino superior. Anualmente, a UnB abre vagas para essa categoria por meio de um processo seletivo que utiliza a nota do Enem. É necessário que o candidato tenha cumprido entre 20% e 75% dos créditos exigidos para a conclusão do curso, na IES de origem, conforme estabelecido em edital, e que tenha feito pelo menos um dos três exames do Enem anteriores à publicação do edital. Saiba mais.

A Universidade possui uma seleção específica para candidatos que já possuem graduação. Trata-se da admissão para portadores de diploma de curso superior. O processo é destinado a candidatos que sejam graduados e que tenham feito pelo menos um dos três exames do Enem anteriores à publicação do edital.

De acordo com a Resolução CEPE nº 123/2002, é possível a admissão de aluno especial em caso de interessado em processo de revalidação de diploma estrangeiro em trâmite na UnB. Nessa situação, as disciplinas a serem cursadas são definidas em parecer de Comissão de Revalidação de Diploma do departamento do curso em que é solicitada a equivalência, bem como em parecer emitido pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG), que é responsável pela deliberação dos processos de revalidação de diploma.

GRADUAÇÃO

Os alunos de baixa renda podem se candidatar a programas sociais coordenados pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), um dos braços do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Os principais programas de assistência estudantil são: auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-socioeconômico, vale-livro, auxílio-creche e bolsa UnB Idiomas. Conheça os programas.

Sim. Atualmente são 250 instituições parceiras. Para ver a lista completa acesse o site da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT).

A cada semestre, a Universidade divulga editais para mudança de curso, mudança de habilitação e dupla diplomação. O aluno interessado deve procurar os Postos Avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e dar entrada no processo dentro do prazo estipulado pelos editais. O pedido será analisado e, com a aprovação do aluno nos critérios estabelecidos, o processo é encaminhado ao departamento do curso solicitado para resposta final.

Os alunos de graduação podem trancar disciplinas, sem justificativa, apenas uma vez. O trancamento deverá ser feito pelo sistema Matrícula Web. Em caso de trancamento de disciplina com justificativa, o estudante deve comparecer aos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica ou à secretaria de graduação do seu curso, os quais avaliarão as solicitações.

O estudante pode trancar o curso por até dois semestres, sem justificativa, por meio do sistema Matrícula Web, desde que tenha cursado disciplinas com aprovação. Os trancamentos justificados deverão ser realizados junto aos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica.

O aluno pode manter o trancamento sem justificativa por dois períodos. E o número de períodos concedidos a alunos que trancam a matrícula com justificativa é variável, lembrando que não é possível trancar a matrícula por tempo indeterminado.

Com a descentralização das colações de grau, o aluno que deseja obter a outorga antecipada deve entrar em contato com a coordenação de seu curso. O cerimonial da Universidade disponibiliza apenas suporte, como fornecimento de materiais e roteiros de colação de grau, para que as unidades acadêmicas realizem as suas próprias colações.

Para solicitar a 2ª via de diploma, o aluno deve entrar em contato com a Secretaria de Administração Acadêmica portando documento de identificação e fazer a solicitação preenchendo formulário específico para esta finalidade. O documento deverá ser entregue no Protocolo Central para ser inserido no sistema eletrônico. Não há pagamento de taxa e o diploma fica disponível em formato digital, com exceção dos diplomas com data anterior a 1986.

A UnB oferece diversos cursos de graduação nos períodos diurno e noturno. Clique aqui para conhecer os cursos da Universidade de Brasília.

Os calendários de emissão de identidade estudantil, de atividades do semestre e de matrícula referentes à graduação estão disponíveis na página da Secretaria de Administração Acadêmica.

Clique no ícone de telefone presente no topo do portal UnB para acessar o documento Muito Prazer, que reúne contatos dos diversos setores da UnB.

PÓS-GRADUAÇÃO

Os calendários de emissão de identidade estudantil, de atividades do semestre e de matrícula referentes à pós-graduação estão disponíveis na página da Secretaria de Administração Acadêmica.

Os editais de seleção para os cursos Stricto Sensu (mestrado e doutorado) estão disponíveis na página do Decanato de Pós-Graduação e também nos sites específicos de cada programa de pós-graduação. Verifique se o período indicado corresponde ao edital mais recente. Em relação aos cursos Lato Sensu (especializações), recomenda-se contato direto com os departamentos da UnB para verificar a abertura de editais.

Os cursos Stricto Sensu da Universidade são gratuitos e exigem aprovação em processo seletivo. Verifique os editais abertos na página do Decanato de Pós-Graduação. Os cursos Lato Sensu podem ser gratuitos ou pagos. Recomenda-se verificar essa informação com o departamento do curso de interesse.

>> Concursos Cebraspe

Tem alguma outra dúvida? Envie sua pergunta pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), que seguiremos aprimorando o FAQ.