Ir para o conteúdo
Ir para o menu principal
Ir para o menu lateral

O QUE É? Os Centros Acadêmicos (CAs) são os representantes dos estudantes de cada curso. Eles representam o corpo discente junto ao Conselho das Entidades de Base (CEB), que é responsável por articular as demandas estudantis junto à administração da Universidade. Os CAs também organizam eventos de integração para os alunos daquela graduação.

COMO FUNCIONA? A representação discente é regulada por lei. O movimento estudantil dentro da Universidade é reconhecido por meio das entidades disciplinadas na Lei 7.395/1985, sendo que o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães é a entidade representativa do conjunto de estudantes da UnB. As decisões tomadas pelo CEB, por exemplo, são levadas como demandas estudantis para a administração superior da Universidade pelo DCE. Para regularizar os CAs, é necessário entrar em contato com a Coordenação de Arte de Cultura (CoAC/DAC).

QUEM PODE PARTICIPAR? Todos os discentes podem (e devem!) participar de decisões que afetem a vida estudantil. Os representantes dos CAs e do DCE são eleitos pelos estudantes anualmente e concorrem em chapas quando o período eleitoral é aberto. Todos os estudantes da graduação e da pós-graduação podem votar nas eleições para o DCE.

QUANDO ACONTECE? Para concorrer nas eleições dos CAs e DCE, você deve ficar atento ao calendário eleitoral de cada um, que costuma ser divulgado nas redes sociais dessas entidades representativas. Também é possível participar como observador das assembleias gerais e reuniões do CEB (essas últimas, deliberativas e vinculantes). Para isso, não é preciso ser eleito, basta ficar de olho nas convocações divulgadas pelas redes sociais do DCE.

COM QUEM FALAR? Você pode entrar em contato com o DCE Honestino Guimarães por meio do telefone 3107-6302, ou ainda pelo Facebook, Instagram ou Twitter.

IMPACTOS DA PANDEMIA Durante a pandemia, dê preferência aos contatos eletrônicos. Seguindo as determinações dos planos de contingência da Universidade de Brasília, os atendimentos presenciais, incluindo os do DCE, estão suspensos.