imagem panoramica

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)


2005

Concurso Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, promovido da Eletrobrás, para os estudantes RENATA MACIEL, PEDRO VELOSO e JOSÉ MAURÍCIO BARROS, orientados pela professora CLÁUDIA AMORIM, pelo projeto de restauração do prédio Brasília Palace Hotel. Rio de Janeiro, RJ, dezembro/2005.

 Primeiro lugar para o projeto de implementação do Parque das Aves, promovido pelo Metro-DF e o Instituto de Arquitetos do Brasil, para os professores LUIZ PEDRO DE MELO CÉSAR (FAU), ELIEL AMÉRICO (FAU), MANOEL CLÁUDIO DA SILVA (EFL), e as formadas PAULA FARAGE e VANESSA MATOS. Brasília, DF, setembro/2005.

 2004

Menção honrosa, concedida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/IAB, na Edição 2004 do Prêmio Nacional “Ópera Prima” em reconhecimento pelo melhor trabalho final do Curso de Graduação em todo o Brasil, na área de Arquitetura e Urbanismo,com o Projeto “Embaixada do Brasil na Suiça”. – Aluna PRISCA ODERMATT, orientada pelo Prof. RAIMUNO NONATO VELLOSO FILHO, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Brasília, DF. setembro/2004.

Segundo Lugar no Concurso Nacional de Ante-Projetos para a Procuradoria Regional da República do Estado do Rio Grande do Sul concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Prof. RAIMUNO NONATO VELLOSO FILHO, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Porto Alegre, RS. maio/2004.

 2003

Segundo Lugar na IV Bienal Internacional de Arquitetura de Brasília, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/DF, pelo Projeto de Arquitetura Institucional – Coordenador Prof. MÁRCIO BUSON, do Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, Prof. ANDREY SCHLEE, do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo, Profa. CLÁUDIA GARCIA, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo, Arquitetos FABIANO CASTRO e ADALBERTO VILELA e os Alunos REINALDO NAVARRO e RAQUEL TOMÉ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Brasília, DF, setembro/2003. 

Prêmio Edgar Graeff 2003, promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Distrito Federal, para trabalhos de graduação, com o tema “Ocupação da Orla do Paranoá” – Aluno DANIEL DE CASTRO LACERDA, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Brasília, DF, fevereiro/2004.

Segundo Lugar na IV Bienal Internacional de Arquitetura de Brasília, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/DF, pelo Projeto de Arquitetura Institucional – Coordenador Prof. MÁRCIO BUSON, do Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, Prof. ANDREY SCHLEE, do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo, Profa. CLÁUDIA GARCIA, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo, Arquitetos FABIANO CASTRO e ADALBERTO VILELA e os Alunos REINALDO NAVARRO e RAQUEL TOMÉ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Brasília, DF, setembro.

Terceiro Lugar no Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar de Urbanismo e Arquitetura para o Espaço Vivencial da Mobilidade Urbana de Goiânia, concedido pela Prefeitura Municipal de Goiânia/Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Goiânia, com o trabalho “Estudo Preliminar de Urbanismo e Arquitetura para o Espaço Vivencial da Mobilidade Urbana de Goiânia – Prof. FREDERICO FLÓSCULO PINHEIRO BARRETO, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e os Psicólogos ABEL VINAGRE e LUDMILA CUNHA, do Laboratório de Psicologia Ambiental do Instituto de Psicologia. Goiânia, GO, outubro/2003.

Menção Honrosa, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, com o Concurso Público Nacional para elaboração do Projeto de Arquitetura para a Sede da FAPERGS – Prof. RAIMUNDO NONATO VELOSO FILHO, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Porto Alegre, RS, dezembro/2003.

2002

Terceiro lugar no Prêmio Banco do Nordeste de Talentos Universitários, concedido pelo Banco do Nordeste do Brasil S. A., com o trabalho "Patrimônio & Desenvolvimento: uma proposta para os centros antigos do Rio Grande do Norte" - Aluno VALÉRIO AUGUSTO SOARES DE MEDEIROS, do mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Fortaleza, CE, julho/2002.

Terceiro lugar no I Concurso Nacional de Monografias "Para o Brasil dar certo", na categoria Cultura e Globalização, concedido por Novas Direções Marketing Cultural, CORREIOS, FURNAS, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e do Desporto e União Nacional dos Estudantes, com o trabalho "Brasil: da língua do mar às lendas da terra" - Aluno VALÉRIO AUGUSTO SOARES DE MEDEIROS, do mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro, RJ, outubro/2002.

14º Prêmio Pavivlex 2002 - concurso nacional que premia cinco trabalhos finais de alunos de graduação em Arquitetura, concedido pela Pavivlex, com o trabalho "Ginásio Poliesportivo no Centro Olímpico da UnB" – Aluno AILTON CABRAL MORAES, do curso de Arquitetura e Urbanismo; orientador Prof. IVAN MANOEL REZENDE DO VALLE, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, agosto/2002.

Segundo lugar no Primeiro Concurso Nacional de Pré-Fabricados para Estudantes de Arquitetura, promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland, Associação Brasileira de Construção Industrializada e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, durante o Seminário Nacional de Pré-Fabricados de Concreto, com o trabalho "Pré-fabricados para usos múltiplos: um leque de possibilidades" – Aluno RODRIGO MÔNACO BIAVATTI, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Orientador Prof. RAIMUNDO NONATO VELOSO, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo,da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, SP, novembro/2002.

Menção Honrosa na Primeira Bienal Internacional de Miami Beach/2001, dentro do concurso internacional para estudantes de Arquitetura, com o tema "Estação de Salva-Vidas" – Aluno DANIEL DE CASTRO LACERDA, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Miami Beach, EUA, novembro.

Concurso Nacional de Idéias e de Estudos Preliminares de Arquitetura e de Urbanismo para a Revitalização das vias W3 Sul e W3 Norte, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Brasília, DF, setembro/2002.

• Primeiro lugar – Prof. FREDERICO FLÓSCULO PINHEIRO BARRETO (coordenador do projeto), do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, doutorando no Laboratório de Psicologia Ambiental do Instituto de Psicologia; equipe: Prof. HARTMUT GÜNTHER, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho; Profª ISOLDA DE ARAÚJO GÜNTHER, do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento; Psicólogos ABELARDO VINAGRE DA SILVA, CLÁUDIA ALINE SOARES MONTEIRO, LUDMILA FERNANDES DA CUNHA, ZENITH NARA COSTA DELABRIDA, do Laboratório de Psicologia Ambiental do Instituto de Psicologia; Profª HILMA TEREZA TÔRRES KHOURY CARVALHO, da Universidade Federal do Pará, pesquisadora no Laboratório de Psicologia Ambiental do Instituto de Psicologia da UnB; Alunos CRISTINA VALADARES ASSUNÇÃO; ELISA REIFSCHNEIDER, GUSTAVO MURICI NEPOMUCENO e MARIANA COSTA SPEHAR, do curso de Psicologia do Instituto de Psicologia.

 

• Terceiro lugar – Profs. FREDERICO ROSA BORGES DE HOLANDA e GERALDO SÁ NOGUEIRA BATISTA, do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo; e Profs. CLÁUDIA DA CONCEIÇÃO GARCIA, ELIEL AMÉRICO SANTANA DA SILVA e GABRIELA DE SOUZA TENÓRIO, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

2001

Menção Honrosa no Ópera Prima – Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, pelo projeto “Espaço Criança”, da estudante CAMILLE ANDRADE; orientador Prof. RAIMUNDO NONATO VELOSO, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Menção Honrosa no 4º Prêmio USIMINAS Arquitetura em Aço – Centro de Arte Corpo, concedido pela USIMINAS/Instituto de Arquitetos do Brasil – Prof. NONATO VELOSO, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo, com a colaboração do Aluno MARCELO BORGES FACCENDA, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Belo Horizonte, MG, dezembro/2001.

Menção Honrosa no 13º Concurso Paviflex – 2001, concedida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/FADEMAC – Aluna CAMILE ANDRADE DE OLIVEIRA E SILVA, do curso de Arquitetura e Urbanismo; orientador Prof. NONATO VELOSO, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, SP, agosto/2001.

III Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Brasília, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Seção DF. Brasília, DF, outubro/2001. Prêmio João Filgueiras Lima, com o trabalho "Tecnologia Aplicada à Arquitetura – Pavilhão Múltiplo Uso – Campus da UnB" – Prof. MATHEUS GOROVITZ, do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e Profa. MARISA COBRE MAASS, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes.

Menção Honrosa, categoria Edifício Construído – Prof. FREDERICO ROSA BORGES DE HOLANDA, do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Menção Honrosa no 4º Prêmio USIMINAS Arquitetura em Aço – Centro de Arte Corpo, concedido pela USIMINAS/Instituto de Arquitetos do Brasil – Prof. NONATO VELOSO, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo, com a colaboração do Aluno MARCELO BORGES FACCENDA, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Belo Horizonte, MG, dezembro/2001.

2000

2º Lugar no Concurso Attílio Corrêa Lima, concedido pelo Instituto dos Arquitetos de Goiás, ao trabalho "Requalificação da Avenida Goiás" – Profª GABRIELA DE SOUZA TENÓRIO, Profª CLÁUDIA DA CONCEIÇÃO GARCIA, Profª CRISTIANE GUINÂNCIO e Prof. ELIEL AMÉRICO SANTANA DA SILVA, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Goiânia, dezembro.

1998

Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional da ANPUR - Prof. FREDERICO ROSA BORGES DE HOLANDA, do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Selo de Mérito 1998, concedido pela Associação Brasileira de COHABs ao Programa Casa da Gente, do Insituto de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília - Profs. FERNANDO EDMUNDO CHERMONT VIDAL e ROSA MARIA SPOSTO, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia; Profa. SUELY FRANCO NETTO GONZALES, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e Prof. ANTÔNIO JUCÁ FILHO, pesquisador associado da FAU.

Prêmio para o texto "Gênese da Arquitetura Gótica", na categoria "Pesquisa, Ensaio e Crítica sobre o Espaço Arquitetônico", na II Bienal de Arquitetura de Brasília/1998, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento do Distrito Federal - Prof. MATHEUS GOROVITZ, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Prêmio para o projeto "Sinalização dos Edifícios do STJ - Brasília", na categoria "Comunicação Visual - Projeto Implantado", na II Bienal de Arquitetura de Brasília/1998, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento do Distrito Federal - Prof. ANTÔNIO DANILO MORAES BARBOSA e Prof. MATHEUS GOROVITZ, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Arq. CARLOS ROBERTO TRONCOSO, do TJDF, e Arq. MARISA MAASS.

Menção Honrosa no Concurso Público de Estudos Preliminares de Arquitetura para a 3ª Ponte do Lago Sul/Brasília/Distrito Federal - Prof. IVAN MANOEL REZENDE DO VALLE e Prof. RAIMUNDO NONATO VELOSO FILHO, do Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura; Prof. JÚLIO EUSTÁQUIO DE MELO, do Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo; Profª. SYLVIA FICHER, do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.