Pesquisas e Projetos
 
:: Pesquisas e Projetos: Bolsas
 
Agência Fundação CAPES
Agência CNPq
Monitoria – UnB


:: Agência Fundação CAPES ...........................................................

A Universidade de Brasília mantém convênio com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Fundação CAPES) do Ministério da Educação (MEC) para a concessão de bolsas de estudo a estudantes, técnicos administrativos e docentes nos níveis de Mestrado e Doutorado. Os programas são gerenciados pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, responsável pelo contato com a Fundação CAPES e pela coordenação da sua execução no âmbito da Universidade.

Programa Demanda Social (DS) – voltado a estudantes de mestrado e doutorado, sem vínculo empregatício na região metropolitana em que participam dos cursos. Os programas de pós-graduação contemplados são recomendados pela CAPES com base nos resultados de avaliação realizado pelo órgão e no número de alunos titulados. As bolsas de mestrado têm duração de 24 meses e as de doutorado 48 meses. Além das mensalidades das bolsas de estudo, os estudantes têm direito ao auxílio-tese, correspondente a uma mensalidade.

Programa de Doutorado no Brasil com Estágio no Exterior (PDEE) – Estimula a vinculação dos programas nacionais e de seu corpo docente com seus pares no exterior, visando ao fortalecimento dos programas de doutorado no país e promovendo o intercâmbio com instituições congêneres no âmbito internacional.

Os programas da CAPES avaliados com conceito acima de 4 têm direito a uma cota anual de bolsa de estudo institucional. Há também a possibilidade dos candidatos concorrerem a bolsas de estudo diretamente na CAPES ou no CNPq, através de formulários específicos. Neste caso, a seleção é feita pelos Comitês Assessores das respectivas Agências de Fomento.

:: Agência CNPq ..................................................................... :: topo

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq possui linhas de investimento para formação de recursos humanos e fomento à pesquisa. O órgão concede bolsas de estudo no país e no exterior para estudantes de graduação, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Ao contrário da Fundação CAPES, a administração das bolsas de estudo é realizada pelos docentes-pesquisadores. O CNPq divulga a quota de bolsas de estudo disponível anualmente, e os docentes apresentam seus projetos de pesquisa com o número de bolsas necessário à execução dos mesmos. Cabe aos Comitês Assessores do CNPq julgar o mérito dos projeto e conseqüente distribuição de bolsas.

Para os estudantes de graduação existe o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, (PIBIC) que é administrado pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação e obedece a uma sistemática operacional específica.

O CNPq ainda possui programas de apoio a pesquisadores e eventos científicos desenvolvidos pelas instituições de ensino superior e pelos institutos de pesquisa nacionais.

:: Monitoria – UnB ................................................................. :: topo

A Universidade de Brasília, visando ampliar a participação dos alunos nas atividades e incentivar o seu interesse pela docência e pela pesquisa, criou o Sistema de Monitoria. A monitoria é uma modalidade específica de ensino-aprendizagem estabelecida dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do estudante.

Na pós-graduação existe a monitoria do mestrado e a de doutorado, gerenciadas pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação. A seleção dos monitores depende, dentre outros critérios, do rendimento escolar do aluno. As atividades desenvolvidas pelo monitores são supervisionadas pelo professor da disciplina. A monitoria pode ser remunerada ou não. Quando remunerada não é permitido gerar qualquer vínculo empregatício entre o estudante e a universidade. Ao monitor, após conclusão com aproveitamento das atividades, e a homologação do relatório pelo Colegiado do Curso, serão concedidos dois créditos pela atividade, registrados no histórico escolar.

 

:: topo

Copyright © 2007 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.