A produção de pesquisas na Universidade de Brasília é presente desde a graduação por meio do estímulo à iniciação científica. A atmosfera acadêmica e a busca por conhecimento têm gerado resultados expressivos, evidenciados pela crescente presença de artigos de pesquisadores da instituição em publicações nacionais e internacionais. Vocacionada para inovar, a UnB é abrigo permanente de quem é movido pela curiosidade e deseja apontar caminhos para um mundo ávido por soluções.

 

 

ORGANIZAÇÃO – Historicamente, o desenvolvimento da ciência na UnB é realizado nas unidades acadêmicas com apoio, acompanhamento e supervisão do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP). A atuação do decanato promove todas as áreas do conhecimento com o auxílio de diretorias específicas para pesquisa, desenvolvimento institucional e inovação e iniciação científica.

 

Para estimular a pesquisa e a inovação e tornar a Universidade de Brasília uma referência na área, foi criado, no início de 2017, o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI). Com a mudança, o DPP passou a se chamar Decanato de Pós-Graduação (DPG). A intenção é que as pró-reitorias somem expertises em seus respectivos setores de atuação e possam conduzir a UnB adiante na produção científica.  

 

Editais próprios e de agências de fomento como CNPq, Capes e FAPDF são responsáveis por financiar parte significativa das pesquisas na Universidade. O DPG anuncia em sua página as publicações internas e as principais chamadas públicas que podem beneficiar a comunidade científica com a concessão de aportes financeiros, equipamentos, bolsas e realização e participação em eventos científicos.

 

Algumas das principais definições estratégicas para o progresso da ciência na UnB são realizadas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), com apoio da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP). Essas estruturas colegiadas permitem decisões democráticas com participação ativa dos segmentos interessados.

 

MEMÓRIA DE PESQUISAS – O Repositório Institucional da UnB disponibiliza artigos, dissertações, teses e outras produções acadêmicas na internet. O serviço oferecido pela Biblioteca Central tem a finalidade de armazenar, preservar e divulgar os conteúdos científicos da Universidade em formato digital. Esse trabalho é complementado pela Biblioteca Digital de Monografias, que reúne as obras de conclusão de curso de graduação e de especialização.