ARTES - 05/03/2013

Festival Cometa Cenas apresenta espetáculos e exposições até sábado

Programação conta com mais de 90 atividades produzidas pelos alunos e professores do Instituto de Artes da UnB
Leonardo Echeverria - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A 55ª edição do Cometa Cenas, festival de artes e espetáculos organizado por professores e alunos do Instituto de Artes, continua com programação intensa até este sábado, dia 9 de março. A programação, iniciada no dia 1, conta com mais de 90 atividades, entre shows de música, espetáculos de arte e dança e exposições. As atividades acontecem nas seis salas do Prédio Complexo das Artes, bem como no Teatro Helena Barcellos, nos corredores do prédio ou ao ar livre.

Confira aqui a programação completa.

Os ingressos para as apresentações devem ser retirados 30 minutos antes, no local do evento. Todas as apresentações são gratuitas. Na quinta-feira, haverá a estreia da peça Grãos, onde atores com deficiências físicas e intelectuais apresentam números de dança. "A ideia é mostrar como os corpos interagem no palco, independentemente das limitações de cada um", afirma Rafael Tursi, estudante da pós-graduação que elaborou o texto e preparou o elenco. O projeto acadêmico que deu origem à peça ganhou dois prêmios no Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão, realizado em São Paulo no ano passado.

Na abertura do evento deste ano, houve pela primeira vez a "Virada Cultural", uma maratona de 24 horas de shows e espetáculos. Os organizadores estimam que cerca de 1.500 pessoas participaram do primeiro dia de atividades. "Praticamente todas as sessões estavam lotadas", afirma Rafael.

Criado em 1984, o Cometa Cenas surgiu para aumentar o contato do mundo acadêmico com os profissionais de teatro da cidade e dar espaço para que os alunos de Artes Cênicas, Música e Artes Plásticas pudessem apresentar publicamente seus resultados de disciplinas ou outras experiências artísticas.