EMPREENDEDORISMO - 05/03/2013

Feira de Negócios e Inovação apresenta novas ideias para empresas

Evento reúne trabalhos de 650 para processos, empresas ou produtos inovadores. Trabalhos serão analisados por professores, empresários e consultores
Leonardo Echeverria - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Nos últimos anos, a UnB vem se esforçando para formar não apenas profissionais, mas também empreendedores. O resultado desse trabalho pode ser conferido na II Feira de Negócios e Inovação, que acontece nesta quarta-feira no no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília, a partir das 13h. No evento, 650 alunos das disciplinas de graduação “Introdução à Atividade Empresarial” (do CDT), “Criação de Negócios” e “Gestão da Inovação” (do curso de AdministraçãoADM), e da disciplina de pós-graduação (mestrado e doutorado) “Inovação e Empreendedorismo” (CDT), participarão expondo seus trabalhos desenvolvidos durante o semestre.

Os grupos formados nas aulas tinham a missão de criar projetos de uma empresa, produtos ou processos inovadores. Na feira, eles terão a missão de vender essa ideia a uma banca examinadora formada por professores, empresários e técnicos de agências como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“A Feira é uma oportunidade de integração entre a Universidade e o mercado de trabalho”, diz Cristina Castro-Lucas, coordenadora da Escola de Empreendedores da UnB (Empreend). “Com a participação dos nossos parceiros, como o SEBRAE e o Cnpq, os alunos poderão ouvir opiniões sobre os seus negócios e aprender um pouco mais na prática”, completa. Entre os trabalhos em exposição, há uma empresa especializada em confecionar doces temáticos e até mesmo um bar onde o preço da cerveja varia de acordo com a quantidade consumida no estabelecimento.

A capacidade de os estudantes venderem as suas ideias vale nota. Os trabalhos finais das disciplinas, que serão apresentados na Feira, valem 80% da pontuação final do semestre. Os outros 20% serão dados pela banca examinadora, que vai avaliar a apresentação do trabalho. Algumas das ideias apresentadas na Feira já viraram empresas, como a Loop, firma de consultoria de informática que foi criada por alunos das disciplinas e hoje está incubada no CDT, recebendo apoio logístico e consultoria para estabelecer seus produtos no mercado.

O evento é realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) em parceria com o Departamento de Administração, O objetivo do evento é promover as atividades de empreendedorismo e inovação entre os alunos da graduação e da pós-graduação da UnB, visando estimular e disseminar a cultura empreendedora.

o evento contará com um estande principal do CDT, composto pelos programas e projetos: Empreend, Multincubadora de Empresas, Núcleo de Propriedade Intelectual (NUPITEC) e o Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiênciaence (ITAE), para apresentação das atividades desenvolvidas pelo Centro. Algumas das Empresas Juniores conveniadas com o CDT, também apresentarão seus produtos e serviços.

Programação II Feira de Negócios e Inovação
Local: Centro Comunitário Athos Bulcão, da Universidade de Brasília.
13h às 14h – Abertura
14h às 18h – Exposição de produtos, processos ou serviços inovadores.
Mais informações: (61) 3107-4117