Mais notícias

Secom UnB

TRABALHO - 27/02/2013

Versão para impressão Enviar por e-mail

DGP disponibiliza declaração de rendimentos

Dados podem ser acessados pelo sistema Siape e no Portal da UnB. Prazo estabelecido pela Receita Federal para entrega da declaração vai de 1º de março a 30 de abril
- Da Secretaria de Comunicação da UnB



 Tamanho do Texto

Docentes, servidores técnicos-administrativos, prestadores de serviço e participantes em projetos da Universidade de Brasília podem acessar seus dados para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF 2013), referente ao ano base 2012. Os dados foram disponibilizados pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) nesta quarta-feira, 27 de fevereiro. O prazo estabelecido pela Receita Federal para entrega da declaração vai de 1º de março a 30 de abril.

O Decanato de Gestão de Pessoas alerta que é preciso declarar os rendimentos que constam do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Governo Federal (Siape) – que registra os pagamentos de salários, diárias e ajuda de custo – e do informe de rendimentos fornecido pela UnB – onde aparecem outros ganhos como bolsas, auxílios e prestações de serviços. Para quem teve rendimento pelas duas fontes, é importante usar as duas declarações para evitar problemas com a Receita Federal.

Os docentes e técnicos administrativos já começaram a receber em casa ou em seu departamento uma correspondência com os números referentes aos rendimentos do Siape em 2012. Caso queiram emitir o comprovante com antecedência, podem clicar aqui

O informe de rendimentos interno da UnB, que deve complementar as informações do Siape, está disponível aqui (para acessar é necessáiro usar os navegadores Internet Explorer 8.0 ou superior ou o Mozilla Firefox). Para prestadores de serviço e bolsistas, ele é a única base a ser consultada. Será necessário informar o ano base (2012), o CPF e o número do PIS/PASEP ou NIT. Caso se trate de um bolsista sem carteira de trabalho ou que nunca teve nenhum vínculo empregatício, no lugar do PIS/PASEP ou NIT devem ser inseridos 11 dígitos zero.

De acordo com a Receita Federal, deverão declarar IR em 2013 os contribuintes pessoa física residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis em valor superior a R$ 24.556,65 em 2012. A expectativa da Receita Federal é que as Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física este ano superem 26 milhões, um recorde em relação aos anos anteriores: em torno de 25,24 milhões em 2012 e 24,30 milhões em 2011. As regras para  a entrega das Declarações de 2013/ano-calendário de 2012 – cujo período permanece entre 1º de março e 30 de abril próximos –, foram divulgadas no dia 19 pela Receita Federal. Leia mais aqui.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Pesquisar Noticias [ ]

Fale conosco pelo
e-mail secom@unb.br