Mais notícias

Secom UnB

SERVIDOR - 02/03/2012

Versão para impressão Enviar por e-mail

UnB libera documentos para declaração de Imposto de Renda

Decanato alerta que funcionários devem utilizar duas bases de dados para preencher a declaração. Prazo para acertar contas com o Fisco termina em 30 de abril
Diogo Lopes de Oliveira - Da Secretaria de Comunicação da UnB



 Tamanho do Texto

Desde as 11h40 desta sexta-feira, 2 de março, docentes, técnicos administrativos, prestadores de serviço e participantes em projetos da Universidade de Brasília já podem acessar seus dados para a declaração do imposto de renda referente ao ano de 2011.

O Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) alerta que os servidores públicos federais devem usar duas bases de dados para realizar a declaração. É preciso declarar os rendimentos que constam no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Governo Federal (Siape) – que registra somente os salários – e também no informe de rendimentos fornecido pela UnB – onde aparecem outros ganhos como bolsas, auxílios e prestações de serviços.

"Se os servidores não considerarem os dados do Siape e do sistema interno da UnB podem sofrer atrasos na restituição do Imposto de Renda e se não tomarem providências podem cair na malha fina ou até mesmo terem que pagar multa", explica Arthur Pullen, coordenador de operações e financeiras do DGP. "No ano passado, alguns servidores tiveram problemas com o fisco porque os valores declarados divergiam daqueles que tinham sido enviados à Receita pela UnB", lembra.

Os docentes e técnicos administrativos já começaram a receber em casa ou em seu departamento uma correspondência com os números referentes aos rendimentos do Siape em 2011. Caso queiram emitir o comprovante com antecedência, podem clicar aqui. No campo “identificação única”, os servidores devem inserir o número obtido em seu contra-cheque de qualquer mês. Em seguida, será solicitada um nome de usuário e uma senha. Caso desconheça essas informações, o servidor pode procurar o setor de atendimento do DGP nos seguintes telefones: 3107-0250/ 3107-0396/ 3107-0388.

O informe de rendimentos interno da UnB, que deve complementar as informações do Siape, está disponível aqui. Para prestadores de serviço e bolsistas ela é a única base a ser consultada. Será necessário informar o ano base (2011), o CPF e o número do PIS/PASEP. Caso se trate de um bolsista sem carteira de trabalho ou que nunca teve nenhum vínculo empregatício, no lugar do PIS/PASEP devem ser inseridos 11 dígitos zero.

Emília Silbertein/UnB Agência
 Arthur Pullen pede atenção aos servidores para obter os dois informes de declaração

Outro caminho para localizar os informes de rendimento é acessando diretamente as páginas eletrônicas do DGP e do Cespe. O servidor deve clicar em "colaboradores" e, a seguir, em "comprovante de rendimentos". A partir de segunda-feira 5, as declarações de rendimento também poderão ser acessados pelo Portal da UnB.

De acordo com a Receita Federal, todos os trabalhadores com rendimentos acima de R$ 18.799,32 devem declarar o Imposto de Renda.

ESFORÇO – Todas as instituições públicas ou privadas do país deveriam enviar os registros de rendimento e de recolhimento de pessoa física até o dia 28 de fevereiro à Receita Federal. A UnB realizou um trabalho conjunto. Cláudio Calheiros, do DGP, e Francisco Timbó, do CPD, reuniram todas as informações a serem enviadas, por meio da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). “Trata-se de uma base de dados gigantesca porque nela estão todos os rendimentos de pessoa física no âmbito da UnB”, explicou Cláudio Calheiros. Durante todo o ano de 2011, todas as folhas sofreram auditorias para comprovar a efetivação do pagamento. Desde janeiro, esses dados foram compilados, e enviados pela UnB à Receita Federal dentro do prazo legal.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Pesquisar Noticias [ ]

Fale conosco pelo
e-mail secom@unb.br