EXPANSÃO - 07/06/2011

Administrador de Taguatinga quer instalar campus da UnB na cidade

Parceria com a universidade pode ajudar a região a gerir os resíduos sólidos produzidos pela construção civil
Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB

O administrador regional de Taguatinga, Antônio Sabino, reuniu-se nesta terça-feira com o reitor José Geraldo de Sousa Junior para pedir a presença da UnB na região. Ele assumiu a administração há menos de dois meses e ressaltou que o local não conta com opções de ensino superior público. Sabino pediu ainda auxílio técnico da universidade para gerir resíduos sólidos, especialmente da construção civil, atividade que tem crescido muito em Taguatinga.

O reitor explicou que a expansão da Universidade de Brasília depende de aporte federal e que não é possível criar um novo campus até que haja sinalização do governo. “Qualquer pretensão nossa precisaria de um protocolo de financiamento com características de instalação de um campus, destacando professores e servidores administrativos para colocá-lo em operação”, afirmou. José Geraldo sugeriu a criação de um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para suprir a carência de uma universidade pública em Taguatinga e Sabino acenou positivamente para a possibilidade.

“Vejo com bons olhos discutir as demandas de Taguatinga, que são distintas da Ceilândia, onde a UnB tem um campus”, explicou o reitor. A decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão, disse que deve haver uma espécie de Reuni II em 2013 e recomendou ao administrador que seja feita uma avaliação das demandas locais. “É fundamental ver qual a vocação da cidade”, disse. “Se tivermos um estudo, dá para adiantar o processo”.

Márcia explicou a Sabino que é possível incluir o pólo de Taguatinga da UAB já no vestibular de 2012. “Taguatinga tem uma importância para a economia e para a vida social de Brasília numa proporção que nos impele a procurar uma instituição do prestígio e da importância da UnB para fazermos parceria”, disse o administrador.

A reunião contou com a presença do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Wilson Conciani, que ofereceu as instalações do IFB para atividades em parceria com a UnB. O instituto conta com um campus em Taguatinga desde 2008.

Um novo encontro será marcado para definir as diretrizes e ações do projeto de resíduos sólidos que Taguatinga pretende criar com apoio técnico e de recurso humanos da Universidade de Brasília.