Mais notícias

Secom UnB

PÓS-GRADUAÇÃO - 03/01/2011

Versão para impressão Enviar por e-mail

Capes aprova sete novos programas de pós-graduação

Em 2011 haverá novos cursos nos quatro campi. CEAM e os campi Planaltina e Ceilândia ganharam programas de pós


Juliana Braga - Da Secretaria de Comunicação da UnB



 Tamanho do Texto

A UnB começa 2011 com novos cursos de mestrado e doutorado. Foram aprovados no final do ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sete programas de pós-graduação nos quatro campi. O Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares  (CEAM) e os campi Ceilândia e Planaltina ganharam os primeiros programas de pós-graduação.

A professora Ana Maria Nogales comemora a aprovação pela Capes do programa de Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do CEAM. “Há quatro anos colocamos como meta do nosso programa de desenvolvimento institucional a abertura do programa e conseguimos agora, ano em que o CEAM completa 25 anos de criação”, comemora.

Ana Maria Nogales também comemora o curso já ser iniciado com a nota 4. “Nosso diferencial é a multidisciplinaridade. Vamos abordar o desenvolvimento levando em consideração aspectos como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a cultura e a identidade dos povos”, complementa. As aulas começam no 2º semestre de 2011. O edital ainda não foi publicado, mas o plano é oferecer entre 10 e 12 vagas para o mestrado e entre 6 e 8 para o doutorado.

O campus UnB Planaltina também recebe o primeiro programa de pós-graduação. “O outro programa que temos aqui, de Ensino de Ciência, é um consórcio com outros departamentos e institutos”, explica a coordenadora do mestrado, professora Renata Aquino. O mestrado em Ciência de Matérias terá duas linhas de pesquisa: o de Materiais Nano-Estruturados e o de Simulação.

A primeira linha irá pesquisar os materiais mais adequados para serem usados em nano estruturas. A segunda se dedicará a simular, por meio de modelos matemáticos em computadores, quais são as características ideais dos materiais a serem utilizados em pequenas estruturas. As aulas já começam no primeiro semestre de 2011. A seleção vai do dia 10 de janeiro a 18 de fevereiro.

O programa de mestrado e doutorado Interdisciplinar em Saúde, o primeiro do campus Ceilândia, oferece turmas também para o 1º semestre de 2011. O professor Emerson Fachim, coordenador do grupo de trabalho que elaborou a proposta do programa, destaca o fato de a Capes ter aprovado o curso, apesar da falta de estrutura – os prédios do campus ainda não estão concluídos. “A decisão mostra que somos um conjunto de professores com potencial para desenvolver boas pesquisas.”

Na Faculdade de Saúde, dois programas foram aprovados: o mestrado em Saúde Coletiva e mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas. A previsão é de que as aulas comecem no 2º semestre de 2011.

O campus Gama também teve aprovado outro curso de mestrado. Em consórcio com a Faculdade de Tecnologia, o Gama irá oferecer a partir do primeiro semestre do ano que vem 15 vagas para o mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia.

MESTRADO PROFISSIONAL – O único mestrado profissional aprovado foi o da Faculdade de Educação. O objetivo do curso de mestrado profissional em educação é formar profissionais que consigam sugerir e aperfeiçoar políticas públicas na área. As aulas começam no 2º semestre de 2011.

Outros dois programas ainda estão aguardando resposta da Capes. O curso de doutorado em Geografia e o programa de mestrado e doutorado em Tecnologias Químicas e Biológicas. As propostas ainda não têm data de avaliação.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Pesquisar Noticias [ ]

Fale conosco pelo
e-mail secom@unb.br