PSICOLOGIA - 19/05/2009

Reconhecimento no trabalho

Mário César Ferreira

Se tem uma coisa que fere de morte a tão desejada motivação dos empregados é falta de reconhecimento no trabalho. Trabalhar não é apenas colocar o corpo a serviço das tarefas que operacionalizam a missão da empresa. Não bastam braços, pernas, gestos, posturas, deslocamentos dos trabalhadores. É muito mais que isso. Trabalhar requer investimento psicológico significativo que funde razão e afeto, entrelaça cognição e sentimento. O trabalho é um modo privilegiado de deixar a marca pessoal naquilo que se faz com zelo, arte e afeição. Mas, esse investimento psicológico individual nos ambientes de trabalho só se completa e assume significado pessoal pleno se ele vem acompanhado do reconhecimento socioprofissional. É nele que mora um dos motores da motivação para o trabalho.

A falta de reconhecimento no trabalho tem múltiplas faces nas organizações. Os resultados de nossas pesquisas em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (ErgoPublic) da Universidade de Brasília, possibilitaram agrupar algumas modalidades típicas da falta de reconhecimento no trabalho.

A primeira delas é de natureza existencial e se expressa em falas do gênero “Tenho a impressão de que não existo para a minha empresa”. O indivíduo tem a sensação de ser apenas mais um número na instituição onde trabalha. Quem já ouviu uma chamada no alto-falante do tipo “Funcionário 234 favor se apresentar no setor de embalagens”, sabe bem do que estamos falando. Outra forma grave e comum de falta de reconhecimento é quando o resultado obtido com o trabalho individual e coletivo sequer é objeto de um agradecimento da chefia imediata: “Não adianta fazer melhor, isto em nada muda a postura da chefia”.

Há, ainda, outra modalidade de falta de reconhecimento que detona com a motivação dos empregados. O sentimento de mal-estar é intenso quando a dedicação e o esforço no trabalho não são reconhecidos: “Estou sempre à disposição do chefe”; “Vivo fazendo hora-extra”; “Me empenho para resolver os problemas da empresa”; “Quero fazer sempre mais, melhor e rápido as minhas tarefas”. O sabor amargo de revolta se instala. Nesse caso, não é apenas a saúde mental do trabalhador que está em risco, mas os objetivos e as metas da organização também ficam ameaçados, fragilizados.

Essa modalidade de falta de reconhecimento costuma estar na origem tanto do absenteísmo dos empregados quanto do presenteísmo. Este último é um fenônemo característico da postura profissional que integra, a um só tempo, presença do corpo e ausência do espírito. É o famoso jeitão de vir trabalhar e se “fingir de morto”. Nem o falecido Peter Drucker – celebre guru da administração – daria jeito.

A questão do reconhecimento no trabalho aumentou de importância nas organizações em face da expansão da economia globalizada. Essa relevância não se deve à sua prática efetiva, mas, sobretudo, pela sua ausência ou a forma mascarada que certas abordagens de gestão do trabalho a inserem no cardápio de soluções administrativas. No embalo da reestruturação produtiva, o livro In Search of Excellence, publicado na década de 1980 por Tom Peters – traduzido no Brasil como “Vencendo a Crise” – é exemplo emblemático de ideologia gerencial que usa o reconhecimento como isca para aumentar a produtividade. Nesta ótica, o reconhecimento só existe se vier acompanhado de certos ingredientes: supervalorização do empenho; mito do sucesso líquido e certo; adaptação unilateral do empregado; flexibilidade do trabalhador; individualismo exacerbado; cultura da urgência e do resultado.

Mais de vinte anos após a obra de referência do Tom Peters e a onda de inovações gerenciais que a chamada reestruturação produtiva tem patrocinado, os efeitos negativos produzidos deixam traços preocupantes. A ética míope de excelência só fez crescer diversos indicadores críticos relacionados com casos de estresse, burnout, fadiga crônica, depressão, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), suicídios. Infelizmente, a globalização colocou de escanteio a questão do reconhecimento no trabalho, gerando uma postura de submissão resignada à ordem econômica implacável. Falar de motivação no trabalho nesse cenário econômico é cair no vazio.

ATENÇÃO
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.

Roberto Fleury/UnB Agência

Mário Cesar Ferreira é professor associado 1 no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da UnB. Tem orientado mestrandos e doutorandos que desenvolvem pesquisa aplicada em organizações governamentais, na mesma universidade. É psicólogo do trabalho, Pós-Doutorado em Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho pela Université Paris 1 Sorbonne (França). Realizou diversas atividades em Psicologia do Trabalho, com o referencial teórico-metodológico em Ergonomia da Atividade, em instituições como: Detran-DF, Embrapa, MRE, Organização Pan Americana de Saúde-Opas, TJDFT, TRT 10ª. Região, TCDF, Mec, BRB e BC. É pesquisador do CNPq onde executa projeto na temática "Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no Contexto das Organizações Brasileiras: Construindo uma Métrica em Ergonomia da Atividade para Diagnóstico e Monitoramento".