ACORDO CULTURAL PEC-G

O que é:

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) seleciona cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. Mais informações: portal.mec.gov.br/pec-g

Como funciona:

A certificação no exame de proficiência em língua portuguesa é condição fundamental para o ingresso na Instituição de Ensino Superior e no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação. A pré-seleção dos candidatos é feita pelas missões diplomáticas brasileiras que encaminham a relação dos candidatos à DCE/DCT/MRE. A Divisão de Temas Educacionais DCT/MRE e a Coordenação-Geral de Relações Estudantis SESu/MEC, assessoradas por uma comissão indicada pelo Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras; Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais e Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis nos termos da Portaria SESu/MEC 510, de 21 de agosto de 2006, fazem a seleção final, em Brasília.

Quem pode participar:

Candidatos estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

Quando o edital é publicado:

O edital é publicado anualmente.

Quando é o ingresso:

No semestre subsequente ao processo seletivo.

O edital é destinado aos cursos:

A todos os cursos de graduação presenciais.

Sistemas de concorrência:

Não se aplica.

Quantas vagas:

O total de vagas ofertadas por curso é estabelecido pelo MEC, após a indicação da disponibilidade das IES participantes.

Mais informações:

FORMAS DE INGRESSO PRIMÁRIO NA GRADUAÇÃO DA UnB

Programa de Avaliação Seriada (PAS)

- Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSU/MEC)

- Vestibular tradicional

- Vestibular para vagas remanescentes

- Vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VEST HE)

- Vestibular Indígena

- Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo

- Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira (Libras)

- Ensino a Distância – Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)

CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA