A Universidade além dos campi. A proposta da Extensão Universitária é melhorar a realidade social por meio de ações concretas da comunidade acadêmica. Na UnB, a extensão é pilar essencial para se colocar em prática o aprendizado, promover a integração e entender as necessidades do país. Numerosos programas, projetos e eventos conduzidos pela instituição produzem resultados diários e ajudam a transformar a vida das pessoas.

 

 

ORGANIZAÇÃO - As atividades de extensão são promovidas pelas unidades acadêmicas com apoio e gerenciamento do Decanato de Extensão (DEX). Entre as atribuições do decanato e suas diretorias estão a institucionalização dos Projetos de Extensão de Ação Continuada (PEACs), a gestão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e o desenvolvimento de ações continuadas de formação e capacitação

 

Também cabe ao DEX coordenar e gerir políticas voltadas para o desenvolvimento e integração regional. Essa missão se dá em parceria com organizações públicas e privadas na busca pelo estímulo à extensão no Distrito Federal, Entorno, Ride e em todo o Centro-Oeste. A marca da UnB fora da capital é reforçada ainda por projetos sociais e ações multidisciplinares do Projeto Rondon.

 

A extensão com arte e cultura faz morada na Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX). Localizado no Setor Comercial Sul, o espaço tem três galerias e auditório com extensa oferta de programação. Além de ser uma importante opção de lazer em Brasília, a CAL contribui para a preservação do patrimônio cultural da UnB. Nesse sentido, também são notórios os trabalhos do Instituto de Artes (IdA) e da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC).

 

SEMANA UNIVERSITÁRIA - Antes organizada como Semana de Extensão, a Semana Universitária ganhou corpo e transformou-se em um dos momentos mais aguardados todos os anos na Universidade de Brasília. Com edições temáticas, a programação do evento mobiliza a comunidade dos quatro campi em torno de ações que aproximam práticas de ensino, pesquisa e extensão. As temáticas envolvidas na Semana Universitária incluem Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.