Márcia Abrahão Moura

Professora da Universidade de Brasília desde 1995, Márcia Abrahão Moura é a primeira mulher a exercer o cargo de reitora na instituição. Possui graduação (1986), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Geologia pela UnB, com período sanduíche na Université d'Orleans e BRGM, na França. É também pós-doutora (2003-2004) pela Queen's University, no Canadá. Além do ensino na graduação, acumula experiência como pesquisadora do CNPq e como membro do Programa de Pós-Graduação em Geologia.

Márcia atua principalmente nos seguintes temas: metalogenia, hidrotermalismo, inclusões fluidas, isótopos estáveis, petrologia e mineralogia. Possui também experiência em gestão universitária, com publicações na área. Foi sub-chefe do departamento de Mineralogia e Petrologia, coordenadora do curso de Geologia da UnB, coordenadora de Extensão, vice-diretora e diretora do Instituto de Geociências (IG).

Também exerceu a função de decana de Ensino de Graduação da UnB de abril de 2008 a dezembro de 2011, quando coordenou o Reuni, o programa de reestruturação das universidades federais. No período, foram criados 36 cursos de graduação na Universidade.

Reitora da UnB (gestão 2016-2020)

Ex-reitores