imagem panoramica

Quer ser voluntário?


Na Universidade de Brasília

Doce Desafio

O programa Diabetes, Educação em Saúde e Atividades Físicas Orientadas (Doce Desafio) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB) indica a diabéticos e familiares como conseguir qualidade de vida.

O Doce Desafio oferece cursos sobre a doença, higiene pessoal, alimentação, insulinização e controle glicêmico e atividades físicas. Os participantes podem escolher entre duas modalidades de exercícios como hidroginástica, dança de salão, caminhada, musculação, alongamento, futebol e vôlei. Os voluntários podem ser de diversas áreas de conhecimento e serão capacitados para as atividades e palestras.

Interessados devem entrar em contato pelo telefone (61) 3307 2609 ramal 247, pelo e-mail diabetes@unb.br ou pessoalmente na sala do Doce Desafio, localizada no Centro Olímpico da UnB. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h


Hospital Universitário de Brasília

Criada em 1999, a Associação de Voluntários do Hospital Universitário de Brasília (AVHUB) é responsável por diversos serviços dentro do HUB que envolve crianças e adultos. Entre eles, a identificação de pacientes nos leitos, o que facilita o trabalho dos médicos. Os internados também se beneficiam com histórias, lanches, cabeleireiros, pedicure e manicure.

Para participar das atividades, o voluntário precisa fazer um treinamento sobre como agir e em que área pode atuar. Os trabalhos acontecem duas vezes por semana. Não é necessário ter vínculos com a universidade. Todos podem cooperar com doações de cestas básicas, roupas, móveis e utensílios usados, remédios e também com doações em dinheiro. Depósitos e transferências podem ser feitos para a conta corrente 437.666-8, agência 3603-X, do Banco do Brasil. Mais informações no site do HUB.

Interessados devem entrar em contato pelos telefones (61) 3307 1598 e 3448 5378 ou ir pessoalmente à sala da associação que fica no ambulatório do hospital, no corredor vermelho, sala 74. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.


Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais

O Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais da UnB (PPNE) existe desde 1999 e busca ajudar o aluno portador de qualquer deficiência em todos os sentidos. Sua principal preocupação é tornar todos os serviços e atividades do campus acessível a essas pessoas. O PPNE precisa de voluntários dispostos a gravar leitura de livros para montar o acervo da Audioteca.

Interessados devem entrar em contato pelo telefone (61) 3307 2971 ou pelo e-mail ppne@unb.br.

 

Em Brasília

Doação de sangue

Para doar é preciso:

  • Ter entre 18 e 65 anos de idade;
  • Pesar acima de 52 quilos;
  • Não usar medicamentos;
  • Fazer uma avaliação médica no Hemocentro;
  • Estar bem alimentado;
  • Apresentar documentos que comprove a identidade do doador, como carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte.

Antes da doação não é permitido:

  • Dormir menos de seis horas;
  • Realizar plantões médicos períodos antes;
  • Exercitar-se;
  • Ingerir bebida alcoólica nas 24 horas anteriores;
  • Colocar piercing ou fazer tatuagem nos doze meses anteriores;
  • Ter feito endoscopia no último ano;
  • Fumar duas horas antes.

O voluntário pode fazer a doação na Fundação Hemocentro de Brasília, localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 03, conjunto A, bloco 03. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h. Informações pelos telefones: 160 ou (61) 3327 4424 / 4410.

Ainda é possível doar sangue em uma das unidades de hemoterapia e hematologia dos hospitais:

  • Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Telefones: (061) 3353 1018 / 1020;
  • Hospital Regional do Gama (HRG). Telefone: (061) 3556 1422, ramais: 274 ou 275. As doações neste local ocorrem uma vez por semana, todas às segundas-feiras, na Unidade Móvel do Hemocentro.
  • Hospital Regional da Ceilândia (HRC). Telefones: (61) 3371 3444 / 2233. As doações neste local ocorrem duas vezes ao mês, na Unidade Móvel do Hemocentro.
  • Hospital Regional de Sobradinho (HRS). Telefones: (61) 3487 9316 / 3264 / 9426. As doações neste local ocorrem duas vezes ao mês, na Unidade Móvel do Hemocentro.

 

No Brasil

Nos sites abaixo, é possível encontrar empresas, organizações e associações em todo o Brasil que precisam da ajuda de voluntários. Acesse e ajude.

www.portaldovoluntario.org.br

www.voluntarios.com.br

www.facaparte.org.br