imagem panoramica

Matrícula


Pré-matrícula

A pré-matrícula é a oferta personalizada de um bloco de disciplinas, feita pelo sistema de graduação da universidade a partir da análise da oferta de vagas e da demanda dos currículos dos estudantes, respeitando o fluxo de cada um dentro dos cursos.

Matrícula

A matrícula pode ser feita via internet ou de maneira convencional nos departamentos. É nesse momento que o aluno deve aceitar ou fazer alterações (liberadas somente para estudantes a partir do 2º semestre. Calouros só podem confirmar ou, em caso de necessidade, precisam do coordenador para fazer mudanças). Caso o aluno confirme as disciplinas, estará automaticamente matriculado. Quando houver alterações, o aluno passará pelo ajuste.

Como efetuar a matrícula pela internet

1º passo – acesse o site www.matriculaweb.unb.br;
2° passo – escolha o nível Graduação;
3° passo – leia as orientações da Secretaria de Assuntos Acadêmicos (SAA) sobre a Matrícula Web;
4° passo – na parte superior da página selecione "clique aqui para fazer o login";
5° passo – preencha o campo login com sua matrícula e coloque sua senha (ambos estão no documento de registro na UnB);
6° passo – confirme ou recuse as disciplinas da proposta de pré-matrícula, conforme os códigos apresentados na página;
7° passo – inclua as demais disciplinas que pretende cursar no semestre e informe a prioridade. Identifique-as por meio do nome, código e turma da lista de oferta;
8° passo – confirme a lista de disciplinas pretendidas (incluindo as retiradas e confirmadas) e clique em enviar.

Como resgatar senha

Caso esqueça a senha para efetivar a matrícula, o estudante deve acessar a página Aluno Webmail, no lado superior esquerdo do Portal UnB (www.unb.br) e selecionar a opção “Solicitar senha”, na seção “Serviços”. No campo, o aluno precisa informar o nome, a matrícula, o curso, o número da identidade e a data de nascimento.

Retirada de disciplinas

A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) permite que estudantes a partir do 2º semestre retirem disciplinas da pré-matrícula. Há uma recomendação para que não o façam, pois, uma vez retirada, a vaga é perdida pelo aluno. Com isso, ele pode atrasar o fluxo por não conseguir mais a disciplina, já que deixa de ter prioridade.

Ajuste

Quando o aluno faz alterações na pré-matrícula, a documentação segue para processamento coletivo, feito por computador, em que são incluídas as prioridades para cada disciplina, como alunos formandos. A partir daí, é criada uma lista com as prioridades, enviada aos coordenadores de cursos. Esse é o processo mais lento porque o sistema precisa cruzar dados de alunos, cursos e disciplinas, por conta da interdisciplinaridade característica da UnB. Cabe aos coordenadores analisar os pedidos e as possibilidades de atendê-los.

Outras dúvidas

Para problemas no processo de matrícula, ligue para (61) 3307 2203.
Para problemas de conexão, ligue para (61) 3307 2280.