imagem panoramica

Matrícula


O calendário de matrícula é divulgado no portal da UnB www.saa.unb.br/graduacao. É importante que o aluno, durante todas as etapas do processo de matrícula, fique atento aos eventos e datas estabelecidas por este calendário.

A matrícula em disciplinas de graduação na UnB tem o suporte informatizado dado pelo Sistema de Graduação (SIGRA) e pelo sistema de matrícula via Internet (Matricula Web).

Para o estudante ter acesso ao sistema Matrícula Web, é preciso ter login e senha, de modo que o login é o número de matrícula e a senha é fornecida no momento do registro. Caso o aluno perca ou esqueça a sua senha de acesso, deverá clicar no campo “Portal do Aluno”, no canto superior esquerdo do portal da UnB www.unb.br, e “Solicitar Senha”.

 

Veja aqui o fluxo geral da matrícula de graduação e a descrição de cada uma de suas etapas: http://www.unb.br/noticias/imagens/fluxo_matricula.png


1) Pré-matrícula

O período de matrícula em disciplinas é iniciado pela geração da proposta de pré-matrícula. A proposta de pré-matrícula é a oferta individualizada de disciplinas, gerada pelo SIGRA, a partir da análise da oferta de vagas nas turmas/disciplinas e da demanda dos currículos, considerando-se o período de cada estudante nos seus respectivos cursos.


2) Solicitação de Matrícula

Antes da solicitação de matrícula, é importante que o estudante elabore um projeto de estudos para, pelo menos, dois semestres de curso. Esse projeto deve contemplar as disciplinas a serem cursadas, as atividades de iniciação científica ou de participação em projetos de pesquisa e extensão. O estudante deve considerar o perfil desejado para escolher adequadamente as disciplinas, além do fluxo do curso, a oferta do semestre e a disponibilidade de tempo para os estudos. Em caso de dúvidas, deve-se procurar informações com o coordenador, orientador acadêmico ou com o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU/DAIA/DEG), nos telefones 3107-6375 ou 3107-7042.

Após a proposta de pré-matrícula ter sido gerada, o estudante poderá realizar a solicitação de matrícula pela Internet, via Matrícula Web, ou por meio de atendimento/agendamento na coordenação do seu curso.

O atendimento para solicitação de matrícula via coordenação do curso é prioritariamente destinado para estudantes calouros provenientes de outras Instituições de Ensino Superior, para estudantes inseridos no Programa de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais (PPNE), ou estudantes em situação de risco de desligamento.

Para o aluno efetuar a solicitação de matricula pela Internet, é necessário realizar os seguintes passos:

1º passo – acesse o site www.matriculaweb.unb.br;
2° passo – escolha o nível Graduação;
3° passo – leia as orientações da Secretaria de Assuntos Acadêmicos (SAA) sobre a Matrícula Web;
4° passo – na parte superior da página selecione "clique aqui para fazer o login";
5° passo – preencha o campo login com sua matrícula e coloque a sua senha (ambos estão no documento de registro na UnB);
6° passo – o aluno tem a opção de “confirmar” ou “retirar” disciplinas da proposta de pré-matrícula, além de “incluir” novos pedidos de disciplinas, identificando-as por meio do nome, código e turma da lista de oferta;
7° passo – verifique a lista de disciplinas pretendidas e clique em enviar.

Ao confirmar as disciplinas propostas na pré-matrícula, o aluno estará garantindo a sua vaga na turma. No 1º semestre de ingresso na UnB, o estudante deve confirmar as disciplinas oferecidas na proposta de pré-matrícula.

A partir do 2º semestre, os estudantes poderão retirar ou incluir disciplinas na proposta de pré-matrícula. É importante destacar que, uma vez retirada a disciplina da proposta, o aluno perde a vaga e poderá não recuperá-la. O estudante corre risco de atrasar o seu fluxo no curso por não conseguir novamente a disciplina, já que deixará de ter prioridade.

As solicitações de matrícula em disciplina optativa não garantem vaga ao aluno. A matrícula é condicionada a uma lista de prioridades e pode não haver vaga para todos os pedidos.


3) Processamento Coletivo de Matrícula

Todos os pedidos de matrícula realizados pelo Matrícula Web são processados pelo SIGRA, durante o processamento coletivo de matrícula, considerando os seguintes critérios de prioridade:

I. Posição da disciplina pleiteada com relação à posição do estudante no fluxo:

(a) disciplina do período do estudante no fluxo;

(b) disciplinas anteriores;

(c) disciplinas fora do fluxo;

II. Modalidade da disciplina pleiteada:

(a) obrigatória;

(b) optativa;

(c) módulo livre;

III. Rendimento do estudante na disciplina pleiteada:

(a) estudante não cursou a disciplina;

(b) estudante cursou com reprovação;

(c) estudante trancou a disciplina;

IV. Posição absoluta do estudante no fluxo;

V. Desempenho do estudante no último período;

VI. Prioridade do pedido;

VII. Reprovação com menção SR (Sem Rendimento).

O estudante deve aguardar o resultado do processamento coletivo para saber se obteve sucesso nas disciplinas solicitadas no período de matrícula.


4) Ajuste de Matrícula

O resultado do processamento coletivo é previsto no calendário acadêmico e pode ser acessado via Internet, pelo Matrícula Web. É importante que os estudantes consultem a opção "Grade Horária” do sistema Matrícula Web para confirmar as disciplinas em que obteve sucesso na matrícula.

Lista de espera e confirmação de interesse de matrícula

Se o aluno solicitar a inclusão de disciplina/turma na fase de solicitação de matrícula, ele somente terá sucesso se houver disponibilidade de vaga na respectiva turma/disciplina.

No caso do estudante não ter sido contemplado no processamento coletivo, seu pedido será incluído na lista de espera. Caso o estudante tenha interesse em permanecer na lista de espera, deverá confirmar o seu pedido para permanecer nessa lista via Matrícula Web.

A ordem de prioridade da lista de espera independe do momento em que o pedido é realizado no período de solicitação de matrícula. Ou seja, se esse período durar três dias, não há diferença entre o aluno solicitar a disciplina no primeiro ou no último dia, pois o processamento coletivo somente é realizado ao final desse período.

Ajuste de matrícula realizado pelo aluno

Após a divulgação do resultado do processamento coletivo, o estudante poderá realizar ajuste de matrícula. O ajuste pode ser realizado via Internet, pelo Matrícula Web, ou por atendimento/agendamento na coordenação do curso do aluno.

A realização de ajuste de matrícula na coordenação do curso é prioritariamente para os seguintes casos: estudantes calouros provenientes de outras Instituições de Ensino Superior, estudantes do Programa de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais (PPNE) ou estudantes em situação de risco de desligamento.

Na etapa de ajuste, o estudante deve verificar se não excedeu o limite máximo de créditos permitidos por período para o seu curso. Além disso, o ajuste na matrícula só é possível quando existem vagas disponíveis na turma desejada.

Ajuste de matrícula realizado pelo coordenador

O ajuste, para fins de atendimento da lista de espera, deverá ser efetivado pelo coordenador do curso responsável pela disciplina, respeitando-se a ordem de prioridade da lista que, por sua vez, depende de critérios acadêmicos e das possibilidades concretas de atendimento.

Após a fase de ajuste, o estudante deverá checar o resultado final, por meio do sistema Matrícula Web, na opção "Grade Horária”, para confirmar as disciplinas em que foi matriculado.

Outras dúvidas

Para problemas no processo de matrícula, ligue para (61) 3107 0358 e 3107 0225.
Para problemas de conexão, ligue para (61) 3107 0514.
E-mail: saa@unb.br.