imagem panoramica

Terapia Ocupacional


Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional é um curso de nível superior da área da saúde. O objetivo da terapia ocupacional é criar condições favoráveis para a reabilitação, inserção social e melhoria da qualidade de vida de pessoas com dificuldades no desempenho de suas atividades diárias (cuidados pessoais, mobilidade, comunicação, manutenção da casa, escola, trabalho, lazer, etc). A Terapia ocupacional busca compreender os aspectos que afetam a capacidade da pessoa para se engajar nessas atividades e ocupações significativas, com a finalidade de incrementar, mediante o tratamento adequado, a independência, o bem estar e a satisfação com a vida de seus clientes.

Duração do curso

4 anos

Perfil do profissional

Quem pretende ingressar no curso de terapia ocupacional precisa ter afinidade com as ciências humanas e biológicas. O aluno de terapia ocupacional deve desenvolver habilidades para lidar com pessoas que apresentam dificuldades no desempenho de suas atividades diárias, em razão de problemas físicos, sensoriais, mentais, emocionais ou sociais.

Área de atuação

O terapeuta ocupacional atua nos três níveis de atenção à saúde: prevenção, tratamento e reabilitação. Trabalha com uma clientela bastante diversificada como crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais. Tradicionalmente, o terapeuta ocupacional atua nas seguintes áreas: - saúde mental e psiquiatria; - saúde do trabalhador; - saúde do idoso; - saúde da criança e desenvolvimento infantil; - saúde física do adulto. Nos últimos anos tem ocorrido uma ampliação do campo de atuação da terapia ocupacional de forma a ultrapassar os limites da reabilitação inserindo-se no contexto do agente promotor de saúde, atuando nos segmentos da área clínica, social e na prestação de serviços de consultoria, dentre outros.

Mercado de trabalho

O profissional de Terapia Ocupacional trabalha em hospitais gerais e especializados, clínicas, consultórios, centros de saúde, centros de atenção psicossocial, escolas, creches, oficinas terapêuticas e profissionalizantes, instituições penais e geriátricas, centros de reabilitação, centros comunitários, empresas, escolas e universidades, além de prestar atendimento domiciliar e consultoria.

Saiba mais

Habilitação: Bacharelado

 

Campus: Faculdade de Ceilândia

 

Número de semestres: 8

 

Outras informações: http://campusceilandia.unb.br/fce/grad uacao/terapia/terapia.html