imagem panoramica

Serviço Social


Serviço Social

Foi-se o tempo em que o trabalho de assistência social estava relacionado com a caridade e a dedicação aos grupos de pobres, doentes e desvalidos. Hoje, esse profissional é responsável por planejar e executar as políticas públicas sociais, de maneira a conciliar os diversos interesses envolvidos. A principal diferença entre a noção de solidariedade do início da profissão e a realidade atual é que, agora, os assistentes sociais criam mecanismos para que o público-alvo dos projetos se autoafirme e conquiste seu espaço na sociedade.

Perfil

É fundamental que o aluno goste de ler, estudar e estar em contato permanente com pessoas. O interessado também deve estar atento aos rumos da política nacional e internacional.

Mercado de Trabalho

Desde 2004, com a implantação da Política Nacional de Assistência Social, o campo de atuação desses profissionais tem aumentado. Atualmente, prefeituras, estados e governo federal precisam ter setores dedicados à implantação de projetos sociais. As opções de trabalho também cresceram por conta do reconhecimento dos direitos sociais, culturais e civis. O aumento na quantidade de organizações não governamentais também ampliou bastante o espaço para os assistentes sociais, que interagem com diversas áreas na promoção da igualdade social.

O curso na UnB

Os estudantes têm formação interdisciplinar nas áreas de Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Economia, Filosofia e História. A partir do quinto período, os alunos precisam fazer dois semestres de estágio supervisionado, em uma instituição a sua escolha. O corpo docente é formado por doutores e a estrutura curricular permite contato permanente com as linhas de pesquisa do Departamento de Serviço Social. São elas: Política Social: Estado e Sociedade; Movimentos Sociais e Cidadania; Questão Social, Instituições e Serviços Sociais; e Trabalho e Relações Sociais.

Infraestrutura


Quem quiser investir ainda mais na prática da profissão pode participar de um dos projetos de extensão promovidos no Serviço Social. Entre eles está o Pólo de DST/Aids, que funciona no ICC Central, próximo à secretaria. No local, os estudantes atendem à comunidade, promovem a educação em saúde e distribuem preservativos.

Saiba Mais
Habilitação: bacharelado
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (IH)
Campus: Plano Piloto
Turno: diurno e noturno
Vagas por semestre: 40 (diurno) e 40 (noturno)
Número de semestres: 7 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8
Site: www.unb.br/ih/novo_portal/portal_ser
Telefones: (61) 3307 2290 / 2772