imagem panoramica

Música


A música é uma manifestação artística por excelência. No entanto, os processos utilizados pelos músicos para demonstrar sua arte podem ser analisados e estudados como ciência. Da mesma maneira que um atleta tem os seus movimentos calculados para melhorar seu desempenho, os músicos nas universidades atuam em pesquisas que aprimoram cada vez mais a performance musical.

Perfil
Entrar no curso de Música, por causa do nível de exigência da prova específica do vestibular, já é bastante difícil. Prosseguir com o trabalho nessa área também exigirá bastante do estudante. É preciso ter em mente que a carreira musical demanda muita dedicação e treino.

Mercado de Trabalho 
O curso é voltado para o ensino de música erudita, mas os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados a qualquer estilo musical. Nesse sentido, os graduados podem atuar em orquestras sinfônicas, bandas, escolas, conservatórios e academias de música, bandas militares, grupos de música erudita e popular, estúdios de gravação e como freelancer. O músico se baseia nas experiências históricas e em novas pesquisas sobre a pedagogia e a didática aplicadas ao ensino de instrumentos. Assim, além de desenvolver sua performance, pode aprender maneiras de ensinar a tocar um instrumento musical.

O curso na UnB
Quem ingressar no curso de Música pode optar por uma das 18 habilitações disponíveis. O tempo médio de permanência no bacharelado em instrumentos é de quatro anos. Há ainda o curso de licenciatura em Educação Artística, com duração de quatro anos e meio; e os cursos de bacharelado em Regência ou em Composição, com a média de seis anos.

Infraestrutura
Os alunos podem colocar o que aprendem em prática em um dos projetos oferecidos à comunidade. Um deles é o Música para Crianças, que oferece aulas para meninos e meninas de até cinco anos, violino e flauta doce para os de seis a dez anos e um curso especial para crianças com síndrome de Down de até dois anos. Também merece destaque o Coro Sinfônico Comunitário, criado em 1991. O grupo tem mais de 300 vozes e já se apresentou até no Carnegie Hall, em Nova York (EUA).

Saiba Mais
Habilitações: bacharelado em Canto, Clarineta, Composição, Contrabaixo, Fagote, Flauta, Oboé, Piano, Regência, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Viola, Violão, Violino e Violoncelo; e licenciatura em Educação Artística e Licenciatura em Música
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Campus: Plano Piloto
Turno: diurno e noturno (apenas para Licenciatura em Música)
Vagas por semestre: 26 (Bacharelado), 16 (Licenciatura em Educação Artística), 26 (Licenciatura em Música)
Número de semestres: 6 (mínimo) / 10 (máximo); Licenciatura: 8 (mínimo) / 12 (máximo)
Veja currículo e fluxo
Telefones: (61) 3107 1088