imagem panoramica

Medicina Veterinária


Tem por objetivo formar um profissional com conhecimentos para desenvolver ações e obter resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Saúde Animal, Produção de Alimentos e Proteção Ambiental, além de ter competências e habilidades gerais na área de Atenção à Saúde, pois propicia aos estudantes o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção e proteção da saúde, tanto individual quanto coletivamente.

Perfil


O médico veterinário egresso da UnB tem uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito dos seus campos específicos de atuação: Saúde Animal e Clínica Veterinária; Saneamento Ambiental e Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Zootecnia, Produção e Reprodução Animal, Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente.

Tem conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial, principalmente da região Centro-Oeste. É capacitado para ter raciocínio lógico, ser observador, interpretativo e realizar análise de dados e informações, bem como ter bem consolidados os conhecimentos essenciais da Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

Mercado de trabalho


O exercício profissional do médico veterinário está relacionado principalmente: ao atendimento clínico a animais de companhia, animais de produção e animais silvestres (de forma privativa ou governamental), à criação e execução de projetos relacionados a produção animal, planejamento em saúde animal, saúde pública (em centros de saúde e centros de zoonose governamentais), à inspeção de produtos de origem animal dentro de industrias, no Ministério da Agricultura e dentro das secretarias de agricultura estaduais e empresas de assistência técnica e extensão rural..

O curso na UnB


A graduação exige dedicação integral aos estudos. Nos períodos iniciais, os estudantes passam por disciplinas básicas, como Citologia, Microbiologia Veterinária e Bioquímica Animal. A partir do quarto semestre, começam um ciclo de disciplinas profissionalizantes. Neste momento, passam a atuar no Hospital Veterinário e em seus laboratórios de apoio, bem como na Fazenda Água Limpa. Essas unidades pertencentes à UnB garantem o contato com animais de grande porte, de companhia e silvestres.  No 10º semestre, os estudantes realizam o estágio obrigatório supervisionado de 480 horas, cujo relatório e ou monografia será apresentado para aprovação final do curso.

Infraestrutura

Além do Hospital Veterinário, vários laboratórios de ensino e pesquisa e da Fazenda Água Limpa, os estudantes participam dos projetos de extensão de ação contínua que a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária mantém. Entre eles está o atendimento a pequenos criadores de suínos no DF, atendimento clínico–cirúrgico a animais de pequeno porte e aos animais de produção, nos hospitais veterinários de pequenos e de grandes animais; além de treinamento nos laboratórios de microbiologia de alimentos, patologia clínica, microbiologia veterinária, entre outros.


Saiba mais


Habilitação: bacharelado
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Campus: Darcy Ribeiro
Turno: diurno
Vagas por semestre: 40
Número de semestres: mínimo de 10 semestres / máximo de 18
Veja currículo e fluxo
Site: www.unb.br/fav
Telefone: (61) 3107-7120