imagem panoramica

Gestão em Saúde


O que é o curso?
O curso de Gestão em Saúde é voltado à análise das necessidades de saúde em geral e de grupos sociais específicos, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). São estudados conteúdos relacionados às Ciências Exatas, como processos, métodos e abordagens estatísticas como suporte à gestão em saúde. Além disso, são abordados conhecimentos das Ciências Biológicas e da Saúde, e das Ciências Humanas e Sociais, envolvendo a relação indíviduo/estado e sociedade, comunicação, educação, economia e administração, entre outros temas.

Duração do curso
4 anos.

Qual é o perfil profissional?
É um profissional do campo da saúde coletiva com formação critica, reflexiva e humanista que atua em todos os níveis de atenção à saúde. É preparado para formular implantar, organizar monitorar e avaliar políticas, planos, programas, projetos, e serviços de saúde no contexto do SUS. É o trabalhador da saúde na sua dimensão coletiva, ou seja, é o sanitarista.

Área de atuação
O profissional com formação em Gestão em Saúde, atua nos três níveis políticos e administrativos do SUS (nacional, estadual e local), desenvolvendo atividades de:
- formulação e implementação de políticas de saúde;
- assessoria a outros organismos públicos e privados nas suas interfaces com a saúde, organismos de regulação no campo da saúde e similares, e dos sistemas complementares de saúde.

Mercado de trabalho
- Assessorias de planejamento de gestão;
- Agências reguladoras;
- Prefeituras;
- Secretarias de saúde municipais e estaduais;
- Ministérios.