imagem panoramica

Gestão do Agronegócio


O curso tem como finalidade a gestão de cadeias produtivas, a elaboração de projetos agrícolas, a implantação, operação e melhoria de sistemas das cadeias produtivas agrícolas e agroindustriais, os sistemas integrados de bens e serviços agrícolas, envolvendo recursos humanos, recursos financeiros e materiais, tecnologia, informação e insumos agrícolas e agroenergia. A formação dos profissionais em Gestão do Agronegócio envolve capacitação em ciências sociais aplicadas nas diversas áreas: administrativa, economia, finanças, contabilidade, estatística e pesquisa operacional e aplicações de práticas de gerenciamento do agronegócio.

Perfil
O aluno deverá desenvolver competências visando solucionar problemas e enfrentar situações imprevisíveis, de incerteza e instabilidade, usando raciocínio lógico e analítico. O egresso do curso deverá estar apto para a solução dos principais problemas organizacionais e institucionais em níveis regional, nacional e internacional, estabelecendo relações causais entre os fatos, nos diferentes contextos organizacionais e sociais.

Mercado de Trabalho
O curso proporciona às instituições públicas e privadas recursos humanos capacitados e sintonizados com as peculiaridades do Sistema Agroindustrial. Isso contribui para superar os desafios do agronegócio brasileiro. O profissional formado poderá atuar no mercado de trabalho como gestor em empresas agroindustriais, empresas de produção agrícola e empresas de varejo de alimentos; como gestor público envolvido com a formulação e implementação de políticas públicas de desenvolvimento agrícola e desenvolvimento rural; como analista de projetos agroindustriais; ou como analista de mercados agroindustriais e especialista em política agrícola para mercado interno e externo.
 
O curso na UnB
Diversas áreas de conhecimento integram a gestão de agronegócios. Dessa forma, são abordados conteúdos relacionados aos sistemas agroindustriais, transporte e logística agroindustrial, sistemas de produção de matérias primas vegetais e animais, entre outros. No que se refere à agricultura familiar, envolve conhecimentos sobre mercado de trabalho, políticas públicas, territorialidade no agronegócio, e desenvolvimento regional. Além disso, envolve estudos nas áreas de gestão econômica, marketing e gestão da qualidade no agronegócio, contemplando tópicos em gestão de negócios internacionais e comportamento do consumidor. Compreende ainda conhecimentos em métodos quantitativos e qualitativos, métodos de apoio à tomada de decisão e ainda, gestão estratégica, organizacional e gestão ambiental. Além das abordagens profissionais, o curso integra a pesquisa, permitindo apropriar o estudante ao contexto da investigação em ciências sociais aplicadas.

Saiba Mais
Habilitação: Bacharelado
O Curso de Gestão do Agronegócio é oferecido em duas modalidades: diurno e noturno.

DIURNO
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Campus: UnB Planaltina
Vagas por semestre: 50 (diurno)
Número de semestres: 8 (mínimo) / 16 (máximo)
Telefone: (61) 3107.8002

NOTURNO
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Campus: Darcy Ribeiro (Plano Piloto)
Vagas por semestre: 40 (noturno)
Número de semestres: 9 (mínimo) / 17 (máximo)
Telefone: (61) 3107.7188