imagem panoramica

Gestão de Políticas Públicas


Formar, implementar e avaliar políticas púbicas. Esse é o papel do graduado em Gestão de Políticas Públicas. Para isso, o profissional desempenha funções estratégicas utilizando conceitos e metodologias de diversas áreas do conhecimento. A conjuntura atual, dinâmica e complexa demanda do gestor de políticas públicas a compreensão de fenômenos sociais, econômicos e políticos e a capacidade de lidar com eles.
 

Perfil

O futuro profissional estará capacitado a compreender as questões morais, científicas, técnicas, políticas, sociais e econômicas envolvidas na administração e nas políticas públicas. Além disso, estará apto a contribuir para a gestão do sistema segundo padrões éticos sem reparos, de forma eficaz e eficiente.

 

Mercado de trabalho

Quem pretende ingressar na graduação em Gestão de Políticas Públicas terá amplo campo de atuação, principalmente em Brasília. O gestor poderá atuar em organizações públicas das três instâncias de governo (federal, estadual/distrital e municipal), bem como nos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário).  O número de organizações sem fins lucrativos e de organizações não governamentais que trabalham com políticas públicas também cresce.

 

O curso na UnB

A grade currricular busca a formação interdisciplinar.  Os estudantes desenvolvem competências de análise e síntese, capacidade de articulação de conceitos, métodos e práticas de gestão de políticas públicas e a relação dessas políticas com os contextos nacional e internacional.
O aluno pode optar entre duas linhas de concentração: Políticas Públicas e Gestão Pública. O estudante também tem a opção de se envolver em atividades de extensão (consultoria à comunidade), de experiência prática e de pesquisa ao longo do curso.

 

Infraestrutura

A universidade oferece um laboratório de informática e um auditório para realização de eventos e palestras. 

 

Saiba mais

Habilitação: Bacharelado
Unidades Acadêmicas: Instituto de Ciência Política (Ipol), Departamento de Administração (ADM/Face) e Departamento de Economia (ECO/Face)
Campus: Plano Piloto
Turno: noturno
Vagas por semestre: 50
Número de semestres: 08 (mínimo)/ 12 (máximo). Recomendado: 08
Telefone:  (61) 3307 2543, ramal 203