imagem panoramica

Geologia


O crescimento econômico de países como a Índia e a China tem provocado o aumento da demanda por metais. Paralelamente, é cada vez maior a preocupação com a conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. É nesse contexto que o geólogo pode e deve atuar. Apesar de pouco conhecida, a profissão é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer nação. São os geólogos que localizam recursos naturais como água, petróleo, gás natural e, até mesmo, pedras preciosas.

Perfil
Quem gosta de atividades de campo, de viagens e de pesquisas ao ar livre pode se dar bem na profissão. Porém, é importante que o interessado tenha afinidade com Matemática, Física e Química, disciplinas fundamentais no início do curso.

Mercado de Trabalho
A procura por profissionais da área está em crescimento e há perspectiva de manutenção das vagas já existentes. O graduado pode trabalhar com geologia do petróleo – na identificação de campos – mineração, localização de aqüíferos e acompanhamento da exploração, em estudos de impacto ambiental e em geotecnia, que engloba análise prévia para a construção de obras. As oportunidades são tantas que, muitas vezes, as empresas vêm até a universidade para contratar os futuros profissionais.

O curso na UnB
Os estudantes têm aulas relacionadas à Geologia desde o primeiro semestre. A prática é feita em regiões com grande geodiversidade, principalmente em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e Tocantins. Os alunos precisam colocar a mão na massa inclusive para concluir a graduação. O requisito é realizar um trabalho de campo em uma área em que a geologia seja pouco conhecida. Os estudantes passam cerca de 30 dias no local e usam o resto do semestre para elaborar o relatório. Quem desejar também pode fazer dois semestres de estágio supervisionado.

Infraestrutura
O Instituto de Geociências oferece 13 laboratórios para o ensino e a pesquisa. Os principais utilizados pelos alunos de graduação são o de petrografia (análise de rochas com o auxílio do microscópio), os de geoprocessamento, geoquímica, geofísica aplicada e o Observatório Sismológico.

Saiba Mais
Habilitação: bacharelado
Unidade Acadêmica: Instituto de Geociências (IG)
Campus: Plano Piloto
Turno: diurno
Vagas por semestre: 33
Número de semestres: 8 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 10
Veja currículo e fluxo
Site: /www.igd.unb.br/
Telefone: (61) 3307 2433