imagem panoramica

Filosofia


Em um mundo dominado pela técnica e pela urgência de produtividade, é raro encontrar pessoas que se dedicam a estudar as questões mais profundas da vida humana. É nesse contexto que está a atuação dos filósofos, profissionais dedicados a questionar as respostas já existentes. O trabalho de indagação não se concentra apenas na existência humana, mas também em atividades como política, economia, religião e arte.

Perfil
Gostar de ler e escrever é um ponto a favor para quem deseja ingressar no curso. Porém, é importante que os interessados sejam inquietos em relação a qualquer aspecto da vida. Os alunos de Filosofia devem ser curiosos e mobilizados a investigar a causa das coisas.

Mercado de Trabalho
O curso é um aliado para quem precisa atuar na solução de crises e problemas. Na Europa, é comum filósofos prestarem serviços de assessoria a grandes empresas, ou serem consultados na hora da elaboração de estratégias de marketing. No Brasil, esses profissionais são valorizados quando o assunto é assessoria política. Além disso, a tendência é que o mercado para professores de Filosofia cresça até 2009. É quando encerra o prazo para as escolas incluírem no currículo aulas da disciplina e também de Sociologia.

O curso na UnB
O ensino é divido em três grandes áreas. Em uma primeira etapa, os alunos analisam as diversas teorias do conhecimento, suas origens e aplicações. Depois, os estudos concentram-se em questões sobre ética e política. Ao final, a graduação oferece aulas que abordam questões metafísicas e existenciais. O curso de Filosofia dura, em média, oito semestres. Para dupla habilitação em licenciatura e bacharelado, pouco tempo mais, a depender da quantidade de créditos que o estudante tenha ao se formar na primeira habilitação.

A partir do segundo semestre de 2010, o curso de filosofia terá uma nova habilitação em  licenciatura no turno da noite. A criação deste se deve ao crescimento na demanda do mercado de trabalho, que decorre da obrigatoriedade do ensino de filosofia nas escolas.

Infraestrutura
O Departamento de Filosofia conta com um laboratório de didática para os estudantes de licenciatura. Por ser um curso que aborda diversas áreas do conhecimento, os alunos têm à disposição recursos de outros departamentos. Exemplo disso são os materiais audiovisuais, que permitem a confecção de vídeos, por exemplo.

Saiba Mais
Habilitações: bacharelado e licenciatura plena
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (IH)
Campus: Plano Piloto
Turno: diurno e noturno
Vagas por semestre: 40 (diurno) e 40 (noturno)
Número de semestres: 6 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8
Veja currículo e fluxo
Site: www.unb.br/ih/fil
Telefone: (61) 3107 6677 / 6678