imagem panoramica

Engenharia Mecatrônica


Muita gente pensa que o engenheiro mecatrônico passa a vida criando robôs sem qualquer utilização prática imediata. Mas a presença desse profissional é muito mais importante do que se imagina. Da máquina fotográfica à indústria aeroespacial, boa parte das coisas que hoje são necessidade dependem de equipamentos, máquinas e sistemas mecatrônicos. O engenheiro da área é responsável por aliar conhecimentos em Mecânica, Eletrônica e Ciência da Computação de forma a desenvolver a melhor solução para as atividades humanas.

Perfil
Como em qualquer outra engenharia, o interessado na graduação precisa gostar de Matemática e Física. É importante também ter boa capacidade de abstração e facilidade para trabalhar em equipe. Por ser uma profissão que interliga outras disciplinas, a Engenharia Mecatrônica exige comunicabilidade e paciência.

Mercado de Trabalho
A atuação dos profissionais da área concentra-se basicamente na indústria de transformação. Isso inclui hidrelétricas, siderúrgicas, fábricas de medicamentos e automóveis, entre outras. Como tem formação interdisciplinar, o bacharel em Engenharia de Controle e Automação pode trabalhar também com desenvolvimento de softwares e automatização de projetos. O nicho deve expandir-se cada vez mais com o crescente uso de máquinas em substituição ao trabalho braçal.

O curso na UnB
O estudante passará por três fases durante a graduação. Nos primeiros períodos, aprofundará o conhecimento em Matemática e Física. Depois, entrará no tripé básico da Mecatrônica: o estudo das engenharias Elétrica e Mecânica e da Ciência da Computação. No final, o aluno tem matérias profissionalizantes, como Robótica e Controle para a Automação.

Infraestrutura
Estudantes da Engenharia Mecatrônica utilizam laboratórios dos três departamentos que fornecem disciplinas para o curso. No site do curso, é possível acessar a biblioteca virtual que contém todos os trabalhos de conclusão de curso apresentados na Engenharia Mecatrônica. Além disso, há um fórum de discussão administrado pelos próprios estudantes.

Saiba Mais
Habilitação: Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Campus: Plano Piloto
Turno: diurno
Vagas por semestre: 40
Número de semestres: 8 (mínimo) / 18 (máximo). Recomendado: 5
Veja currículo e fluxo
Telefone: (61) 3107 5677