imagem panoramica

Engenharia Automotiva


O que é o curso?
A Engenharia Automotiva analisa e avalia processos produtivos e operacionais baseados nas ciências dos materiais e nos processos de fabricação associados à manufatura de veículos. O curso dá ênfase ao estudo do comportamento mecânico dos materiais e à dinâmica de sistemas.

Serão ensinados os sistemas de motorização de veículos convencionais (Otto e Diesel) e alternativos, termodinâmica e fenômenos termomecânicos associados ao funcionamento veicular. São também apresentados fundamentos de eletrônica e engenharia de software veicular embarcada e mecanismos de atuação e controle em veículos leves e pesados.

São tratados os conhecimentos referentes à gestão da produção, aspectos gerenciais, econômicos e comerciais associados ao setor automotivo, desenvolvimento de design industrial de veículos com avaliação de tendências de mercado, assim como questões ambientais associadas ao uso e à produção de veículos.

Qual é o perfil profissional?
O engenheiro automotivo deve ter habilidades para a atuação no projeto de veículos como um todo, assim como no projeto de suas partes.

Duração

5 anos.

Área de atuação
- Engenharia e integração de sistemas automotivos;
- Projeto e desenvolvimento de veículos e partes;
- Manutenção e serviços para veículos leves e pesados;
- Manufatura e gestão da produção;
- Comercialização e análise econômica de equipamentos e frotas;

Mercado de trabalho
- Montadoras de veículos e máquinas instaladas no país, particularmente na Região Centro-Oeste;
- Indústria de autopeças;
- Concessionárias de veículos leves e pesados;
- Empresas de serviços de manutenção de máquinas agrícolas, terraplenagem, mineração, entre outras.