imagem panoramica

Educação Física


A proposta do curso de licenciatura de Educação Física a distância tem por princípio a formação ampla e aprofundada sobre a área como componente curricular nas escolas, o desenvolvimento da cidadania e qualidade de vida e promoção da saúde. Além dos aspectos políticos e éticos pertinentes à profissão de professor no Brasil. Em função do método escolhido para o curso, com a utilização de recursos tecnológicos computacionais e outros instrumentos, como o vídeo e a multimídia, os alunos terão no decorrer do curso o domínio das tecnologias de informação e comunicação, digitais e analógicas, que são imprescindíveis à educação.
 

Perfil
O egresso deste curso deverá ter condições de aplicar nas escolas os conhecimentos e conteúdos vinculados aos aspectos da cultura do movimento humano, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da educação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. A base prática é o jogo, o esporte escolar, a ginástica, a dança, as lutas e o lazer.


O curso na UnB

Planejado conforme dispõe o Parecer CNE-CP 21-2001, no que se refere à distribuição da carga horária referente aos conteúdos curriculares vinculados à pratica de ensino (400 horas), ao trabalho acadêmico (1.800 horas), aos estágios supervisionados (400 horas) e de enriquecimento curricular (200 horas). O curso constará de disciplinas integradas e complementares, disponibilizadas por meio do ambiente digital colaborativo Moodle. Os estudos e atividades do curso serão realizados por meio de estratégias fundamentadas na auto-aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação de estudos teóricos com a prática dos próprios estudantes. Será incentivada a construção da autonomia da aprendizagem dos alunos-professores, mas, todo esse processo será acompanhado por tutores acadêmicos (a distância e presenciais), com base no planejamento elaborado pelos docentes que integram este curso.
 

Mercado de trabalho
O principal objetivo do curso é capacitar o professor para atuar na educação básica brasileira, destacando o ensino nos níveis infantil, fundamental e médio da rede pública e privada de ensino, contemplando, inclusive a educação de jovens e adultos (EJA).


Infraestrutura
Os pólos, como extensão da UnB nas cidades onde o curso é ofertado, são espaços acadêmicos e administrativos devendo possuir salas de informática, bibliotecas, salas de tutoria, secretarias, equipamentos e instalações especificas da área de educação física, tais como: quadras poliesportivas, salas multiuso,  salas de avaliação morfofuncional e outras.


Saiba mais

Habilitação: Licenciatura
Unidade acadêmicas: Faculdade de Educação Física (FEF)
Número de semestres: 8 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 10
Vagas: 40 a 50 por pólo
Carga horária total: 2.910 horas/aulas
Site: www.unb.br/fef
Telefone: (61) 3107 2554