imagem panoramica

Educação Física


A evolução científica e tecnológica aumentou a expectativa de vida da população. Com o envelhecimento e a redução da jornada de trabalho, as pessoas se preocupam cada vez mais com o corpo. Assim, profissões que lidam com a saúde física e mental humana ampliam seu espaço no mercado. Entre elas, está a Educação Física, que basicamente ensina aos praticantes de atividades físicas a maneira correta de movimentar-se.

Perfil
Ninguém precisa ser atleta para cursar Educação Física. A graduação é, na verdade, voltada às pessoas que têm vocação para educar. É claro que a afinidade com esportes e Ciências Biológicas pode ajudar o aluno, porém o mais importante é ter paciência para lidar com atividades pedagógicas.

Mercado de Trabalho
A licenciatura tem o foco dirigido para a realidade escolar, de maneira a formar um educador que tenha competência técnica e consciência crítica para atuar com os conteúdos relacionados ao corpo, tais como: esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas. O egresso deve atuar com Educação Básica, em instituições de ensino públicas e privadas, que oferecem Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Superior, em uma perspectiva inclusiva, assim como com a Educação de Jovens e Adultos..

O curso na UnB
O currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UnB está pautado na Resolução 03/87 do egrégio Conselho Federal de Educação, e tem uma estrutura construída a partir das diretrizes do Parecer 215/87. A formação generalista está voltada tanto para os espaços formais de educação como para os não formais. Atualmente a UnB encontra-se na fase final de reestruturação do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física, tendo em vista atender às Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação.

Infraestrutura
As atividades da Educação Física concentram-se no Centro Olímpico (CO), na L4 Norte. Os alunos têm à disposição um ginásio polivalente, quadras externas e quadras multiuso. A faculdade possui também laboratórios de fisiologia do exercício, avaliação da composição corporal e da aptidão física, cinesiologia, biomecânica, mídias, educação física escolar e estudos do lazer.

Saiba Mais
Habilitação: Licenciatura
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Campus: Plano Piloto
Turno: Diurno
Vagas: 40 por semestre
Número de semestres: 7 (mínimo) / 16 (máximo). Recomendado: 10
Veja currículo e fluxo
Site: www.fef.unb.br/
Telefone: (61) 3107 2500