imagem panoramica

Educação do Campo


A Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) é um curso regular da Universidade de Brasília (UnB) e realiza-se no sistema de alternância, subdividindo-se em Tempo Escola e Tempo Comunidade. Tem como objetivo formar professores e educadores para as escolas do campo. A matriz curricular desenvolve uma estratégia multidisciplinar de trabalho docente, organizando os componentes curriculares em duas áreas do conhecimento (habilitações): (1) Ciências da Natureza e Matemática e (2) Linguagens. Anualmente são oferecidas 60 vagas, para alunos que residam no campo, e pertençam ao Estado de Goiás, ou DF Entorno.  A carga horária total é de 3525 horas/aula e 235 créditos, integralizadas em oito etapas (semestres)

 
Perfil
O curso tem um público-alvo bem específico: moradores ou trabalhadores da área rural que queiram trabalhar como educadores nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O interessado precisa gostar de atividades pedagógicas e de projetos comunitários.

Mercado de Trabalho

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 revelam que a escolaridade das pessoas que vivem no campo é de, em média, 4,5 anos. Em contrapartida, a população das cidades estuda cerca de 7,5 anos. Por conta dessa diferença, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) criou o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo). Além do trabalho em sala de aula, o profissional pode atuar em projetos de desenvolvimento rural, agroecologia e conservação do meio ambiente, sempre em contato permanente com a comunidade local.

O curso na UnB

Um dos objetivos da proposta pedagógica é manter os alunos no meio em que vivem, mesmo durante a graduação. Por isso, desde o primeiro semestre, os estudantes alternam o aprendizado no campo com a prática na zona rural. No chamado Tempo-Escola, há aulas por até 55 dias, com preparação do material que será utilizado na comunidade. Depois, no Tempo-Comunidade, os alunos  partilham o saber com a comunidade de origem, e aplicam os conhecimentos adquiridos na UnB. Além da alternância, os estudantes também precisam fazer a prática pedagógica e o estágio curricular em ambientes formais de ensino.

Saiba mais
Habilitação: Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Matemática ou Linguagens
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Campus: Planaltina
Turno:  Integral ( manhã, tarde e noite)
Vagas por semestre: 60
Número de semestres: 8 (oito) / 14 (máximo). Recomendado: 10
Site:http://www.unb.br/fup/
Telefone: (61) 3107.8068