imagem panoramica

Desenho Industrial


O termo design significa, em inglês, projetar. No entanto, o trabalho dos designers vai muito além disso. O profissional da área tem a habilidade de aliar a criatividade à funcionalidade de produtos e programas visuais. Nesse sentido, o curso de Desenho Industrial aproxima-se do curso de Artes, mas também como arquitetura, publicidade e engenharia.

Perfil
Apesar do nome, ninguém precisa ser desenhista para ingressar no curso. Mas é fundamental que o interessado tenha gosto estético apurado e facilidade para lidar com ferramentas gráficas.

Mercado de Trabalho
O estudante pode optar por duas vertentes que a UnB oferece. A habilitação em Projeto de Produtos prepara o aluno para criar objetos do cotidiano, como móveis, jóias, roupas, carros e até instrumentos musicais. Quem escolher se aprofundar em Programação Visual, estará apto a trabalhar a imagem impressa por meio de elaboração de logotipos e projetos gráficos para publicações. Outro ramo em expansão dentro da Programação Visual é o webdesign – que constrói páginas na internet.

O curso na UnB
O ensino de Desenho Industrial é dividido em três fases. No início da graduação, os alunos aprendem conceitos teóricos de design e metodologia. Os semestres seguintes são dedicados à pratica do desenho gráfico e ao conhecimento de softwares que permitem a realização das criações. A partir da metade do curso, os estudantes passam por cinco disciplinas que incentivam a elaboração de projetos. Além disso, todos devem fazer, no mínimo, um semestre de estágio para cada uma das habilitações.

Infraestrutura
O Departamento de Desenho Industrial conta atualmente com cinco núcleos de prática para o ensino. As unidades são divididas conforme o tema: Laboratório de Design, Núcleo de Design da Informação e da Interação, Núcleo de Gemas e Joias, Núcleo de Design e Sustentabilidade e Núcleo de Tipografia e Comunicação Visual.

Saiba Mais
Habilitações: bacharelado em Programação Visual e Projeto do Produto
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Campus: Plano Piloto
Turno: Diurno
Vagas por semestre: 10
Número de semestres: 7 (mínimo) / 14 (máximo). Recomendado: 8
Veja currículo e fluxo
Site: www.design.unb.br
Telefones: (61) 3107 1170