imagem panoramica

Ciências Biológicas


Dar aulas, estudar plantas, animais e microrganismos, realizar estudos bioquímicos, fisiológicos, celulares e moleculares para melhor compreender os sistemas vivos, combater doenças;  criar estratégias para conservar o  meio ambiente e educar as pessoas.  Essas são algumas das atividades dos biólogos, profissionais que, acima de tudo, são apaixonados pela vida e pela natureza.

Perfil
Para ser bem sucedido no curso, tanto de licenciatura como de bacharelado, o aluno precisa ser curioso e observador, ter senso crítico, ser estudioso e dedicado, ter capacidade para o ensino e pesquisa e compromisso com a  manutenção da  biodiversidade.

Mercado de Trabalho
A crescente preocupação com o planeta faz da Biologia uma das aliadas na conservação dos recursos naturais. Nesse cenário, o biólogo pode atuar como analista e consultor ambiental, para órgãos públicos ou empresas privadas. Outra grande área de ação do biólogo envolve estudos nas áreas moleculares e celulares, podendo resultar no desenvolvimento de novas biotecnologias voltadas à produção de  insumos e  outros produtos de interesse humano,  veterinário e agrícola. Além disso, o profissional da área pode investir nas carreiras de professor, administrador de parques, reservas e estações biológicas, curador de acervos biológicos, diretor de museus e instituições culturais e científicas.

O curso na UnB
O ensino das Ciências Biológicas é dividido em oito partes: Biologia Celular, estuda a estrutura, formação e  comportamento das células, incluindo  fungos, bactérias e vírus; Botânica, que se  refere às plantas e sua relação com o  homem; Ciências Fisiológicas, que analisa  os organismos sob o ponto de vista de seu  funcionamento; Ecologia, que trata da  interação dos seres vivos com o  meio ambiente; Fitopatologia,  que pesquisa as doenças das  plantas; Genética, área que  inclui biotecnologia e  engenharia genética; Morfologia, que  estuda a forma e a estrutura dos seres  vivos e Zoologia, que analisa os  animais no tempo e no espaço sob  vários aspectos, de morfológicos a  comportamentais. Vale ressaltar que o currículo é praticamente o mesmo para  licenciatura e bacharelado. A única diferença é que os futuros professores  precisam cursar  disciplinas  pedagógicas.

Infraestrutura
O Instituto de Ciências Biológicas (IB) é  formado por sete  departamentos. Em várias matérias do curso, os alunos vão a campo realizar pesquisas. As saídas são feitas para a Fazenda Água Limpa da UnB (FAL) e  outras reservas ecológicas do Entorno do  Distrito Federal. Os estudantes também  têm à disposição cerca de 15 salas para  atividades práticas, equipadas com  modernos microscópios e lupas. A UnB  oferece o curso de Licenciatura em  Biologia a distância, por meio do Programa  Pró-Licenciatura, ligado à Universidade  Aberta do Brasil (UAB).

Saiba Mais
Habilitações: Bacharelado e Licenciatura Plena  
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências  Biológicas (IB)  
Campus: Plano Piloto  
Turno: Diurno (Bacharelado e  Licenciatura Plena),
Noturno  (Licenciatura Plena) e a Distância  
Vagas por semestre: 40 (diurno) e 40  (noturno)  
Número de semestres: 6 (mínimo) / 12  (máximo).
Recomendado: 8  
Veja currículo e fluxo diurno e noturno  
Site: http://www.unb.br/ib/  
Telefone: (61) 3107 2936