imagem panoramica

Ciência Política


Quando se fala em política, muitas pessoas pensam exclusivamente em corrupção e falta de ética. No entanto, é necessário lembrar que a política nasceu como uma forma de transformar a realidade e de garantir a igualdade de direitos entre os diferentes membros de uma sociedade. Nesse cenário, o cientista político é alguém que conhece profundamente a história dos processos políticos e tem habilidades para definir tendências e sugerir caminhos.

Perfil
O estudo da Ciência Política envolve diversas disciplinas das ciências humanas, como História, Geografia, Filosofia e Antropologia. O interessado em ingressar na graduação também precisa ter afinidade com o tema e muita disposição para a leitura.

Mercado de Trabalho
Quem se identifica com esse nicho pode prestar assessoria política aos órgãos públicos e às empresas privadas. No caso de Brasília, o mercado é amplo, com espaço nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Porém, as ofertas não estão só na capital: prefeituras também contam com serviços de consultoria na área. O bacharel em Ciência Política pode trabalhar em partidos, institutos de pesquisa ou com marketing político. No setor privado, o profissional pode atuar em bancos e indústrias como analista e organizador de estratégias políticas.

O curso na UnB
A graduação investe em duas vertentes principais: o estudo da democracia e o estudo da forma como esse sistema político afeta a realidade brasileira. No currículo, destacam-se também para as relações entre mídia e política. Além disso, existe a proposta de constante valorização da identidade nacional. Um dos setores em expansão é o de estudos sobre questões afro-descendentes e indígenas.

Infraestrutura
Na UnB, o estudante pode participar de programas de iniciação científica desenvolvidos por professores do Instituto de Ciência Política (Ipol). O Ipol também promove anualmente a Semana da Política com palestras, seminários e workshops sobre um tema da atualidade.

Saiba Mais
Habilitação: bacharelado
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciência Política (Ipol)
Campus: Plano Piloto
Turno: Diurno
Vagas por semestre:40
Número de semestres: 6 (mínimo) / 12 (máximo). Recomendado: 8.
Veja currículo e fluxo
Site: http://www.unb.br/pol
Telefones: (61) 3107-2202 / 2204 / 2203 / 3600
Fax: (61) 3107-2205