imagem panoramica

Artes Cênicas


O curso de Graduação  em Artes Cênicas possui  habilitação em  Bacharelado em  Interpretação Teatral,  Licenciatura em Artes Cênicas, além dos  cursos de Licenciatura em Teatro à  distância, da Universidade Aberta do Brasil  e do Projeto Pro-Licenciatura. O curso de  Bacharelado oferece ao aluno um conjunto de  técnicas com foco na interpretação, porém  direção e montagem de espetáculos também  são consideradas competências que integram o  exercício cênico adotado. A Licenciatura em  Artes Cênicas e do ensino à distância visa à  formação de arte-educadores proporcionando  ao aluno conhecimentos da área pedagógica  integrados com os da linguagem teatral.

Perfil
Para ingressar no curso de Artes  Cênicas é fundamental que o  candidato queira se desafiar  como pessoa, tenha o gosto  pela experimentação e o  espírito e desejo para criar. O  curso exige Prova de  Habilidade Específica onde o candidato  é avaliado quanto a sua criatividade,  disponibilidade psicofísica e vocação  para a área por meio de oficinas de  voz, corpo e interpretação. O perfil esperado  dos egressos da Instituição é de um profissional  e cidadão com pensamento autônomo e crítico,  que elabore julgamentos de valores próprios,  aliando tais características à sua sensibilidade,  sentido estético, responsabilidade pessoal,  capacidade de comunicação, isto é, vindo a  alcançar o seu desenvolvimento total e a sua  realização como pessoa, preparado para  exercer a cidadania e o trabalho em uma  sociedade complexa.

Mercado de Trabalho
O objetivo do  curso é preparar  artistas para atuar  nos seguintes  mercados profissionais: Teatro, Cinema,  comerciais publicitários, televisão, musicais,  monitoria em escolas e exposições e atuação  em ambientes corporativos (empresas). Existe  também o mercado de criação de cenários,  figurinos, iluminação e maquiagem. Aquele que  se forma em Licenciatura terá como  possibilidade profissional atuar como professor  em escolas formais e informais, em projetos  sócio-educativos e na área da saúde que utiliza  recursos artísticos em contextos terapêuticos. O  licenciado estará apto a elaborar projetos de  pesquisa e ensino, apresentar conferências e  participar de seminários científicos, ministrar  aulas e dirigir seminários, colaborar no  planejamento e realização de atividades  culturais, sociais e educacionais no que se  refere às artes cênicas.


O curso na UnB
Quem ingressar no curso de Artes Cênicas  pode optar pelo Bacharelado em  Interpretação Teatral com duração  de 7 semestres e Licenciaturas em  Artes Cênicas com duração de 8  semestres.

Infraestrutura
O docente conta com 07 salas de aula  amplas e equipadas, um teatro múltiplo -  sala de espetáculo com capacidade para 200  lugares – ambiente conforme necessidade  pedagógica. A sala se configura em “TEATRO  DE ARENA”, “TEATRO ELIZABETANO”,  “TEATRO ITALIANO” e TEATRO  CIRCUNDANTE” conforme disposição do  mobiliário. Além  de laboratórios de  pesquisa -  estúdio de  televisão, sala de  performance -  Laboratório de práticas  de ensino para a  produção de materiais  didáticos com base em recursos  audiovisuais e novas tecnologias de  informação e comunicação (TIC).  Laboratório de práticas de ensino em  figurino, metodologia do ensino em artes  cenicas e historia do ensino das artes.  Laboratório de informática para a pesquisa  teórica com biblioteca física e virtual e um centro  de orientação de trabalhos acadêmicos.  Laboratório de práticas de ensino para  Iluminação, cenografia e bonecos.  Os cursos à distância são realizados a partir de  laboratórios instalados nos Campus Darcy  Ribeiro e direcionados para 16 pólos  localizados em todo Brasil.

Saiba Mais
Habilitações: Bacharelado em  Interpretação Teatral; e  Licenciaturas – Artes Cênicas.  
Unidade Acadêmica: Instituto  de Artes (IdA)  
Campus: Plano Piloto  
Turno: diurno (bacharelado e  licenciatura) e noturno (apenas para  Licenciatura), ensino à Distância  (licenciatura)  
Vagas por semestre: (Bacharelado),  (Licenciatura em Educação Artística), (EAD)  
Número de semestres: Bacharelado – 7 (mínimo)  / 11 (máximo); Licenciatura: 8 (mínimo) / 12  (máximo)
Informações: 31071176/31071179