imagem panoramica

Arquivologia


Uma carta, um estatuto, uma roupa, uma fita de vídeo. Todos esses itens são documentos capazes de contar a história de pessoas e instituições. Desde um simples extrato bancário até o diário de um artista famoso, tudo o que conserva a memória diz respeito aos arquivistas. Esse profissional é responsável pela restauração, organização e manutenção de arquivos, sejam eles artesanais ou eletrônicos.

Perfil
Quem deseja ingressar no curso precisa, acima de tudo, gostar de organização. Além disso, é bom que o interessado tenha apreço pelo patrimônio, história e memória.

Mercado de Trabalho
Praticamente todos os órgãos públicos – federais, estaduais ou municipais – têm um setor responsável pelo armazenamento de atas, memorandos, decretos etc. Mas a cultura de guardar os documentos também existe na iniciativa privada. Grandes empresas costumam manter um centro de memória, onde preservam desde documentos até embalagens de produtos, por exemplo. Os arquivos podem ser sobre grupos de teatro, bandas musicais, obras de um escritor, entre outros.

O curso na UnB
Nos primeiros semestres, os estudantes têm uma série de disciplinas introdutórias da Arquivologia e da Administração. É nessa fase que os futuros arquivistas aprendem as diferentes idades dos arquivos – corrente, intermediária e permanente. A partir da metade do curso, os alunos passam por matérias que ensinam técnicas de restauração e conservação de documentos e outras que tratam das diferentes tecnologias. No último ano da graduação, os estudantes precisam fazer dois estágios obrigatórios, em arquivos corrente e permanente.

Infraestrutura
Para quem não quer esperar o término da graduação para pôr a mão na massa, a Omnidocs, empresa júnior de Arquivologia, é uma boa opção. Com uma equipe de aproximadamente 10 alunos e mais de 30 associados, a Omnidocs atende principalmente a empresas de pequeno e médio porte, organizando acervos e recuperando fisicamente documentos.

Saiba Mais
Habilitação: Bacharelado
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE)
Campus: Plano Piloto
Turno: Noturno
Vagas por semestre: 40
Número de semestres: 6 (mínimo) / 10 (máximo). Recomendado: 8
Veja currículo e fluxo
Site: www.fci.unb.br
Telefones: (61) 3307 2422 / 8454