imagem panoramica

Administração


De todas as ciências sociais aplicadas, talvez a Administração seja a que mais passa por mudanças. Por lidar basicamente com a gestão de pessoas e de recursos, há a necessidade de evoluir conforme a sociedade. O administrador é aquele que planeja, organiza e dirige as atividades de uma instituição, seja ela pública, privada ou do terceiro setor. Nesse sentido, um bom profissional promove o funcionamento do sistema de forma mais eficiente e eficaz, atingindo melhores resultados com menos investimento.

Perfil

Em decorrência de sua natureza, a graduação inclui o ensino de disciplinas da área de exatas, como Cálculo, Estatística, Matemática Financeira e Contabilidade, além de matérias da área de Humanas. Adicionalmente, o administrador trabalha o tempo todo com pessoas devendo, ainda, ter visão de futuro e valorizar o que cada um tem de melhor. A atuação do administrador deve ser pautada pela ética, em uma conduta responsável que considere o ambiente interno e externo, nas diferentes organizações em que atua.

Mercado de Trabalho

O administrador pode atuar em organizações privadas, públicas e do terceiro setor; de diferentes portes e ramos de atividades; como especialista em uma das áreas funcionais da Administração, na gestão de projetos ou como dirigente de unidades organizacionais. O profissional deve ser capaz de produzir e aplicar conhecimentos relativos aos diversos campos de atuação da Administração, preconizando a excelência organizacional e o bem-estar das pessoas, com ética e responsabilidade, adaptando-se aos contextos de forma inovadora, e consciente do impacto de suas ações na sociedade e no meio-ambiente. Em decorrência da contínua necessidade de otimização da gestão em organizações, o mercado de trabalho apresenta uma demanda crescente por administradores.

O curso na UnB

O curso está estruturado por disciplinas com conteúdos de formação básica e formação profissional; estudos quantitativos e suas tecnologias; e formação complementar, previstas na Resolução n.4, de 13.07.2005 do Conselho Nacional de Educação. Durante a graduação, o estudante aprende conteúdos que giram em torno de seis eixos temáticos: Administração Pública e Gestão Social; Estratégia e Inovação; Finanças; Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas; Marketing; Produção, Logística e Gestão da Informação.

A formação acadêmica é complementada com a participação em atividades diversas de pesquisa e extensão, podendo o aluno realizar estágios não obrigatórios de acordo com seu interesse. Para conclusão do curso, é necessário elaborar um trabalho de curso, que se constitui em uma monografia.

Infraestrutura

O Departamento de Administração é o maior da UnB, com mais de 1000 alunos. Possui laboratório de informática e conta, atualmente, com um corpo docente de mais de 50 professores concursados, além de professores substitutos e colaboradores. Um dos destaques do curso de Administração da UnB é a empresa júnior, constituída e gerenciada por alunos. A AD&M Consultoria Jr. existe desde 1992 e já é financeiramente independente da universidade, tendo recebido vários prêmios por sua competente atuação.

Saiba mais

Cursos: Bacharelado em Administração (noturno e diurno - presenciais) e Bacharelado em Administração Pública (na modalidade a distância - EaD)
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE)
Campus Darcy Ribeiro - Plano Piloto - Asa Norte – ICC Norte – B1-576
Turnos: Diurno, Noturno e a Distância
Vagas por semestre: cursos presenciais = 60 (diurno) e 60 (noturno) e
curso a distância: 280 vagas
Número de semestres: 8 (mínimo) / 16 (máximo)
Novo currículo implantado a partir do primeiro semestre de 2011
Site do departamento: www.adm.unb.br
Siga o Departamento de Administração no Twitter: @admunb
Telefone: (61) 3107-7109
E-mail: adm@unb.br

Para conhecer os currículos dos cursos, acesse:


Cursos Presenciais: www.unb.br
Diurno: http://www.serverweb.unb.br/matriculaweb/graduacao/curso_dados.aspx?cod=19
Noturno: http://www.serverweb.unb.br/matriculaweb/graduacao/curso_dados.aspx?cod=701
Curso a Distância (Bacharelado em Administração Pública):
http://www.uab.unb.br/index.php/cursos-todos/graduacao/558-projeto-plitico-pedagogico-bacharelado-em-administracao-publica