imagem panoramica

Colação de Grau


Desde 1999, as cerimônias de colação de grau na UnB são unificadas por institutos e faculdades. Os estudantes devem se organizar e formar uma comissão de até três pessoas para marcar a data da outorga.

No último semestre da graduação, a equipe do cerimonial entra em contato com a comissão de alunos. O grupo, então, define detalhes como quem será o patrono, o paraninfo e qual será a música utilizada. Qualquer inovação durante a colação de grau – como a exibição de filmes e fotografias – precisa passar pela autorização da Coordenação de Cerimonial (Ceri). A UnB oferece aos formandos beca, faixa, canudo, capelo, decoração, iluminação, sonorização e mestre de cerimônias.

Caso o pai ou a mãe do aluno seja funcionário da UnB, é possível que a entrega do diploma seja feita pelo familiar. Outra especificidade ocorre quando o formando é estrangeiro. Se for vontade do estudante, a entrega do certificado de conclusão pode ser feita por um representante da embaixada. Para essas situações, a universidade disponibiliza também o hino e a bandeira do país de origem.

A Coordenação de Cerimonial fica no segundo andar do prédio da Reitoria. Os telefones são (61) 3349 8959/3307 2678.