Perfil dos Estudantes de Graduação das IFES

 

PESQUISA DO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO E CULTURAL DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO DAS IFES BRASILEIRAS


          SUMÁRIO:

          INTRODUÇÃO
          METODOLOGIA

                    I - Plano Amostral
                    II - Questionário
                    III - Classificação Sócio-Econômica: Critério Abipeme
                    IV - Trabalho de Campo
                    V - Crítica e Consistência de Dados
          RESULTADOS E ANÁLISES
               1 - Participação das IFES e dos Alunos
                    1.1 - Participação das IFES
                    1.2 - Participação dos alunos
               2 - Classificação Sócio-Econômica
               3 - Dados sobre o Aluno
                    3.1 - Sexo
                    3.2 - Idade
                    3.3 - Situação conjugal
                    3.4 - Alunos com filhos
                    3.5 - Lugar onde o aluno nasceu e/ou mora antes de ingressar
                    3.6 - Situação atual de moradia
                    3.7 - Locomoção
                    3.8 - Trabalho remunerado não-acadêmico
               4 - Família
                    4.1 - Chefe da família
                    4.2 - Grau de instrução dos pais
               5 - Antecedentes Escolares
                    5.1 - Tipo de curso de segundo grau
                    5.2 - Escola de origem
                    5.3 - Frequência a cursinho pré-vestibular
               6 - Vida Universitária
                    6.1 - Outro curso superior
                    6.2 - Representação da universidade e do curso
                              6.2.1 - Motivos de opção pela universidade
                              6.2.2 - Motivos de opção pelo curso
                    6.3 - Conhecimento de microcomputador
                    6.4 - Conhecimento de línguas estrangeiras
                    6.5 - Participação nos programas acadêmicos e assistenciais
                              6.5.1 - Participação em programas acadêmicos
                              6.5.2 - Programas de assitência ao estudante
               7 - Utilização de Equipamentos Comunitários
                    7.1 - Utilização de bibliotecas acadêmicas
                    7.2 - Restaurantes universitários
               8 - Participação Social
                    8.1 - Participação em atividades extra-classe
                    8.2 - Ocupação no tempo livre
               9 - Lazer e Cultura
                    9.1 - Principal fonte de informação
                    9.2 - Tipo de informações
                    9.3 - Literatura preferida
                    9.4 - Frequência de leitura não-acadêmica
               10 - Saúde
                    10.1 - Utilização de serviços de saúde
                              10.1.1 - Preferência na utilização de atendimento médico não rotineiro
                    10.2 - Hábitos preventivos
                    10.3 - Doença crônica
                    10.4 - Portadores de necessidades especiais
                    10.5 - Frequência ao dentista
               11 - Atividade Física-Esportiva
               12 - Considerações Finais
          ANEXOS

               Anexo 1 - Plano Amostral: Nota Técnica
               Anexo 2 - Questionário
               Anexo 3 - Classificação Sócio-Econômica: Critério Abipeme
               Anexo 4 - Universidades Participantes da Pesquisa
               Anexo 5 - Coordenadores Locais por Universidades
               Anexo 6 - Participação das Universidades na Pesquisa
               Anexo 7 - Tabelas de Não Respostas dos Alunos
               Anexo 8 - Relação de Doenças
               Anexo 9 - Tabelas Matrizes
        APÊNDICES
               Apêndice 1 - Proposta com o Objetivo de Fornecer Subsídios à Elaboração de uma Política de Assistência Estudantil
               Apêndice 2 - Dez Argumentos a Favor da Gratuidade
                                  Universidade Federal de Goiás

 

Barra de Ferramentas
Dúvidas ou sugestões Webmaster
© Copyright 1998 FONAPRACE . Todos os direitos reservados.
Última atualização 11 de setembro de 1998